segunda-feira, 5 de abril de 2010

Ser feliz ou ter razão?




Em resposta a um artigo que escrevi, Conquiste o Respeito de Seu Filho, recebi o seguinte e-mail:

“Eu gostaria de ter lido seu artigo há trinta anos, quando estava criando minha filha. Acho que fiz tudo errado em meu relacionamento com ela… não nos falamos há dois anos.”

Depois de me comunicar com o pai e a filha, percebi que ambos estavam sofrendo por causa daquele relacionamento, porém nenhum deles queria dar o primeiro passo para alterá-lo. Cada qual está esperando que o outro dê o primeiro passo.


“É nossa fúria que nos leva a uma briga, mas é nosso ego que nos mantém nela.


Partilhei com eles a seguinte observação: Quando crianças brigam, pode-se ouvi-las dizer: “Nunca mais falo com você! Não quero mais brincar com você, nem num milhão de anos!” Cinco minutos depois, pode-se vê-las brincando uma com a outra e apreciando a mútua companhia.

Por outro lado, os adultos, quando entram numa briga – especialmente em família – podem ficar sem se falar durante vinte anos. Às vezes esquecem o motivo original para a briga. A razão para esta diferença é que as crianças preferem ser felizes do que ter razão, e seu instinto natural lhes diz que serão mais felizes se perdoarem e esquecerem.

Como adultos, nós às vezes escolhemos ter razão do que ser felizes. Trocamos o incômodo temporário de fazer as pazes com nossos entes queridos e passarmos tempos felizes juntos por uma tristeza de longa duração; a de não podermos nos conectar com as pessoas que nos são importantes.

“É nossa fúria que nos leva a uma briga” – declarou uma pessoa inteligente – “mas é nosso ego que nos mantém nela.” É um sinal de sabedoria deixar de lado nosso ego e pedir perdão à outra pessoa, mesmo se estivermos certos. Se nós somos pai ou mãe, devemos nos considerar a mais sábia das duas partes, e utilizar nossa sabedoria e maturidade para dar o primeiro passo para resgatar o relacionamento, exatamente porque entendemos que é mais difícil para a outra pessoa fazê-lo.

Em alguns casos, precisamos da ajuda de uma terceira pessoa – alguém que seja um amigo mútuo, ou um profissional na solução de conflitos, para dar início ao processo de reconciliação.

Às vezes o motivo pelo qual o relacionamento não está dando certo pode ser de natureza subconsciente. As pessoas envolvidas realmente não sabem por que estão aborrecidas uma com a outra. Pode ser preciso um aconselhamento a longo prazo numa situação assim. A jornada pode ser longa, mas é recompensadora.
É como passar por uma operação, onde o paciente se coloca numa situação desconfortável por algum tempo para um ganho a longo prazo. O resultado final será que ficaremos felizes, além da certeza de ter feito coisa certa, ao deixar de lado o nosso ego.
No dia 11 de setembro as pessoas encurraladas nas Torres Gêmeas utilizaram seus últimos momentos para telefonar aos entes queridos e dizer pela última vez: “Eu te amo!” E em outras inumeráveis situações extremas na vida, que estão sujeitas a ocorrer com qualquer um de nós, é justamente em momentos como esses que o ego não desempenha qualquer papel, e o verdadeiro ser humano se revela em toda a sua glória.
A vida é muito curta para guardar mágoas, independentemente do tipo de relacionamento que você mantém com seus pais ou irmãos. Você sentirá falta deles, quando se forem de sua vida. Portanto, por que esperar até que seja tarde demais?

Dê o primeiro passo – agora!

Yaacov Lieder

Wanderley Elian

28 comentários:

  1. Wanderley,

    Quando a impaciência fala mais alto, quando a desarmonia prevalece, quando a mágoa dá lugar ao perdão...percebemosm, um dia, que tanto tempo se perdeu, que tantos carinhos e palavras boas, de afeto, de amor, não foram ditas o suficiente...aí, já é tarde!E mesmo assim, não aprendemos...Belo texto!

    um grande beijo e ótima semana meu amigo!!

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa reflexão, nos coloca em xeque com os nossos próprios conceitos. Adorei ler!

    Beijos de segunda.

    ResponderExcluir
  3. No silêncio do jardim pode se ouvir preces estampadas em pétalas e galhos, se as folhas murcham, uma sorri a outra como se rogassem o frescor do orvalho.

    (Sirlei L. Passolongo)


    Feliz semana....Amor & Paz!

    ResponderExcluir
  4. Só posso dizer que concordo e aplaudir. Um abraço e ótima semana

    ResponderExcluir
  5. Tenho minhas percepções um tanto quanto diferenciadas do autor no que concerne a "amores" impostos culturalmente ... qto aos verdadeiros sentimentos nascidos e cultivados por nós mesmos bato palmas para a reflexão proposta ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  6. Olá Wanderley,
    é verdade, o problema é que vivemos adiando uma possível solução à nossos problemas.
    Espero que tenha tido boa Páscoa!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Pôxa, amigo... tenho aprendido tanto nesse sentido... aprendido a recur, voltar a trás, passar por cima do meu orgulho em nome do bem comum... estou ao lado de alguém que me ajuda muito nesse sentido, agradeço a ele pelo aprendizado de hoje, mas não pretendo parar por aqui!
    Adorei o texto.
    Jr.
    Ps: Escrevi sobre o filme de Chico Xavier no 'Contatos', compartilhe comigo esse momento!

    ResponderExcluir
  8. meu amigo
    Muito bom o seu texto, e muito verdade.


    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  9. A intransigência e falta de diálogo reprimem o crinho, o amor, compreensão.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Nossa que perfeito...
    To numa fase de pensar muito em absolutamente tudo, ja passei por varias vezes por situações citadas por vc, e no final a gente percebe que é tudo muito pequeno,e que tudo pode ser modificado com apenas um gesto.
    Mas também sei que as vezes se recuar um pouco e pensar nas suas atitudes e nas atitudes do outro é muito positivo também,enfim,tudo o que vem do coração faz parte e é saudavel.
    Tem que saber equilibrar e ter maturidade.
    Gostei.
    Beijos querido!

    ResponderExcluir
  11. Amigo Wanderley,
    Que grande verdade.
    Quer amar ou TER RAZÃO,
    Também tem outra questão.
    Quer AMAR ou ser DETESTADO.
    Muito de nós viemos numa família para amar e acabamos realizando o desamor.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi querido. Muitos chocolates ?
    Preciso de sua opinião, sempre... um caso sério rsssssss. Mas é sério mesmo, se eu não venho buscar vc, vc não aparece. (MENTIRA) é brincadeira, adoro vc amigo.
    Estou aqui novamente, pra convidar a ver meu novo vídeo, no Blog: SENTIMENTOS. http://sentimentos-jacque.blogspot.com/

    Beijo

    Jacque

    ResponderExcluir
  13. A vida é curta , o importante é vive-la plenamente.
    Texto com boas verdades
    Abraços pra iniciar a semana .

    ResponderExcluir
  14. Excelente! Porque há muitas pessoas que guardam rancor, mágoa, não perdoam e não pedem perdão. E por isso, são infelizes, têm autoestima no pé:))) E pedem, pedem, pedem, sem ver que o outro tem limites e nem sempre pode dar. Amei de Amar, meu amigo Wanderley! E não poderia deixar de o cumprimentar antes de ir a doctor e tomar um chá com uma amiga veínha feito euzinha.
    Beijos, querido!
    Tenha uma excelente continuação de Dia e Vida!
    *********

    *Duas velhinhas muito bonitas,
    Mariana e Marina,
    estão sentadas na varanda:
    Marina e Mariana.

    Elas usam batas de fitas,
    Mariana e Marina,
    e penteados de tranças:
    Marina e Mariana.

    Tomam chocolate, as velhinhas,
    Mariana e Marina,
    em xícaras de porcelana:
    Marina e Mariana.

    Uma diz:”Como a tarde é linda,
    não é, Marina?”
    A outra diz: “Como as ondas dançam,
    não é Mariana?”

    “Ontem, eu era pequenina”,
    diz Marina.
    Ontem, nós éramos crianças”,
    diz Mariana.

    E levam à boca as xicrinhas,
    Mariana e Marina,
    as xicrinhas de porcelana:
    Marina e Mariana.

    Tomam chocolate, as velhinhas,
    Mariana e Marina,
    em xícaras de porcelana:
    Marina e Mariana.

    As Duas Velhinhas
    Cecília Meireles*

    Até ++++++

    ResponderExcluir
  15. Um dia li algo que achei que tem a ver com o titulo de seu texto.
    Um casal estava procurando determinado end.
    A esposa dizia a ele a direção a ser seguida, o trajeto. mas ele não a ouvia e fazia sempre o oposto, ela então se calou e deixou que ele quebrasse a cara varias vezes até perceber que ela estava com a razão. Ele então após chegar ao local, Olhou pra ela e perguntou: Porque vc se calou se tinha certeza que estava certa?
    Ela respondeu: Entre ter razão e ser feliz, eu prefiro ser feliz.
    Bjos achocolatados!
    Te espero no Meu Aconchego...

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho esse péssimo hábito de achar que tenho razão... daí sempre acho que estou feliz... hahaha... acho que preciso me tratar... hahaha!!!! Hugzão, meu coelho guri!!!! Hehehe!!!

    ResponderExcluir
  17. Linda a sua postagem!!

    Tem gente que chega, faz casa, abre janelas, ameniza dores, e depois, nos prende a alma de um jeito que a gente não vive sem ela.

    Sirlei L. Passolongo


    Feliz Semana.........Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o texto...
    Posso dizer que quando era mais jovem eu priorizaria a razão...
    Com a idade...ser feliz passa a ser urgente, e até esquecemos um pouco a razão em troca desta felicidade...
    bjbjbj
    boa semana amado!

    ResponderExcluir
  19. Uma valiosa sugestão para se repensar a maneira como encaramos a vida. É por essas e outras que tenho memória curta.[rs]
    Beleza de post,Wanderley.Parabéns!!!

    Beijosss

    ResponderExcluir
  20. Oi querido, as idéias colocadas aqui são nobres mas, há casos e casos. Tenho um assim com uma irmã por parte de pai. Ela simplesmente briga com Deus e o mundo(parentes, amigos, namorados, colegas de trabalho, etc). Nunca brigo com ninguém seja do trabalho, família ou amigos, pelo contrário, detesto brigas. A minha irmã brigou comigo porque fui perguntar a ela sobre uma dívida dela na qual eu era fiadora e estava sendo cobrada através de carta; daí ela julgou que eu estava querendo me meter na vida dela e brigou feio comigo. Detalhe que ela não fala com meu outro irmão, não fala com nosso pai entre outras indisposições familiares. Percebe como é difícil procurar uma pessoa que me deve financeiramente, a quem eu fui ajudar e fui mal interpretada e que ainda é de mal com meio mundo? Realmente não sei o que fazer. Muito boa esta postagem! Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo, sei lá, eu ainda procuro meu centro nessa vida, acredito que o ser feliz é uma busca intensa e sem fim, já o ter razão é complexo, cada um tem a sua, temos que conversar sempre, falar e dar o direito de falar, é complicado,,,,o que não podemos é perder pessoas, perder os caminhos por sermos irredutiveis.....quanto ao futebol,,,,eu sempre fui um torcedor do Cruzeiro, sempre acompanhei, tipo Mineirao sempre, mas ultimamente já andava me distanciando, agora na era Adilson, realmente não dá...empatar com Uberaba no em BH, e no domingo outra pelada de dar dó....rs..rs...pra mim, campeonato mineiro deveria ter acabado há pelo menos uns cem anos...rs..rs..rs...abraços pra ti e otima semana.

    ResponderExcluir
  22. Olá meu caro amigo Wanderley Elian, muito bom e emocionante quando ajudamos as pessoas e colaboramos com a nossa sensibilidade para melhorar as relações, o mundo fica mais feliz. Parabéns amigo.

    Paz e harmonia,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  23. Às vezes o orgulho fala mais alto, o que é prejudicial a um bom relacionamento. Acredito que ambas as partes têm que ceder um pouco, para resolução do problema.

    Belo texto amigo.

    Abraços e ótima semana pra ti e para os teus.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  24. Wan, que lindo essa história. Acho tão digno as pessoas que conseguem superar as brigas, os desentendimentos. Me considero uma pessoa abençoada sabe, pq eu sei perdoar, e não é todo mundo que sabe não.Enfim bela abordagem.

    Bjuuu.

    ResponderExcluir
  25. Excelente texto. Mais do que estar certo ou cair nas armadilhas do ego, mais vale um sorriso e a harmonia. Gde abraço!

    ResponderExcluir
  26. É compensador realmente perceber que após grandes conflitos a gente se reencontra mais belo e forte, maior e mais capaz de lidar conosco mesmos. Muito oportuna essa reflexão. Acho que é mesmo no caos que reencontramos nossa meninice, nossa inocência "incoerente" que é exatamente aquilo que nos aproxima do divino! Como sempre, salutar!

    ResponderExcluir
  27. Vim conferir o texto a partir do seu comentário pro Lobinho. Uma bela reflexão sem dúvida: preferir ser feliz a ter razão. Preciso rever alguns conceitos! Brigado por compartilhar isso!

    ResponderExcluir
  28. Minha Avó costumava dizer assim para minha mãe: "Paciência, tu já deve a idade dela, ela nunca teve a tua, deixe esta menina viver também." Acho que o conselho é válido.

    beijão!

    ResponderExcluir

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...