sexta-feira, 9 de abril de 2010

Amores mal Resolvidos



Olhe para um lugar onde tenha muita gente: uma praia num domingo de sol, uma estação de metrô, a rua principal do centro da cidade.
Metade deste povaréu sofre de dor de cotovelo.

Alguns trazem dores recentes, outros trazem uma dor de estima, mas o certo é que grande parte desses rostos anônimos tem um amor mal resolvido, uma paixão que não se evaporou completamente, mesmo que já estejam em outra relação.
Por que isso acontece?
Tenho uma teoria, ainda que eu seja tudo, menos teórico no assunto.

Acho que as pessoas não gastam seu amor. Isso mesmo.
Os amores que ficam nos assombrando não foram amores consumidos até o fim.

Você sabe, o amor acaba. É mentira dizer que não.

Uns acabam cedo, outros levam 10 ou 20 anos para terminar, talvez até mais. Mas um dia acaba e se transforma em outra coisa: lembranças, amizade, parceria, parentesco, e essa transição não é dolorida se o amor for devorado até o fim.

Dor de Cotovelo é quando o amor é interrompido antes que se esgote. O amor tem que ser vivenciado. Platonismo funciona em novela, mas na vida real demanda muita energia, sem falar do tempo que ninguém tem para esperar. E tem que ser vivido em sua totalidade.

É preciso passar por todas as etapas: 
atração-paixão-amor-convivência-amizade-tédio-fim.

Como já foi dito, este trajeto do amor pode ser percorrido em algumas semanas ou durar muitos anos, mas é importante que transcorra de ponta a ponta, senão sobra lugar para fantasias, idealizações, enfim, tudo aquilo que nos empaca a vida e nos impede de estarmos abertos para novos amores.
Se o amor foi interrompido sem ter atingido o fundo do pote, ficamos imaginando as múltiplas possibilidades de continuidade, tudo o que a gente poderia ter dito e não disse, feito e não fez.
Gaste seu amor. Usufrua-o até o fim. Enfrente os bons e maus momentos, passe por tudo que tiver que passar, não se economize.
Sinta todos os sabores que o amor tem, desde o adocicado do início até o amargo do fim, mas não saia da história na metade. Amores precisam dar a volta ao redor de si mesmo, fechando o próprio ciclo.
Isso é que libera a gente para Ser Feliz Novamente!!!

Arnaldo Jabor

Wanderley Elian

41 comentários:

  1. rs...Vendo por essa ótica é verdade. Eu não acredito que o amor acaba,pelo contrário creio que temos que nos conhecer e nos amarmos sempre mais. O que acaba é o amor por alguém que não soube ou não quer mais recebê-lo ou não queremos mais dar o nosso.Agora que precisa ficar resolvido dentro da gente,isso precisa mesmo,senão ficamos arrastando as frustrações pra outros relacionamentos etrocando figurinhas.
    Como sempre o Arnaldo é maravilhoso e voc~e sempre acertando nos temas. Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  2. Meu, amigo, já tive a honra de ler essas palavras, e com tudo que o Joabor escreve, fico de boca aberta com as palavras expetaculares que ele escreve...Parabéns por vc ter postado algo tão perfeito...

    Abração...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do teu espaço. Te sigo, amigo!
    Conheça os meus blogs! Ficarei muuuuito feliz!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Jabor à parte, gostei muito, querido! Porque o sabor do Amor é agridoce. E só quem o experimentou, o sabe. Sabe bem se lambuzar de doce. Já se lambuzar do amargo, sabe a sem sabor, sem sal. Depois deste inferno, que felicidade, eh...
    Obrigada, meu amigo Wanderley. Amei*****************
    **********
    Sábio é o que se contenta
    com o espetáculo do mundo,
    E ao beber nem recorda
    Que já bebeu na vida,
    Para quem tudo é novo
    E imarcescível sempre*

    + beijos pro meu amigo sabido.
    Muito obrigada por em nosso canto ter ido.
    Tenha um Dia Lindoooooooooooo!

    ResponderExcluir
  5. Amigo, parece ser que el amor es algo que nace cada día y se va cada noche. Esos amores no deberían tener ese nombre; el amor verdadero debe nacer y crecer poco a poco; debe crcer y reproducirse, y sus raices deberían llegar hondo en la tierra, para ver sus ramas, sus hojas y sus flores... para luego poder aspirar su aroma con nariz de abuelo.
    Un abrazo amigo, tus letras animan y ofertan otras opiniones.
    Gracias por compartir.
    Jecego.

    ResponderExcluir
  6. Amigo, el amor es algo sin nombre que obsesiona al hombre por una mujer (asi lo dice una canción) pero, hay amores que matan, dice un dicho; y tambien amores incomprensiblles; tambien incompatibles,,,,, en fin, que hay que enamorarse, pero no cerrarse. La vida da muchas vueltas. Una rosa es hermosa, huele bien, y pica..
    Todas las flores son hermosas......
    Un abrazo amigo
    ´Buena suerte.
    Jecego.

    ResponderExcluir
  7. Texto inteligentíssimo do Jabour. O início e meio perfeitos e realistas. Mas ele dá o toque no fim: Viva,curta, esprema o amor ao máximo, aproveite antes do fim,justamente pra não ficar com impressão de dor de cotovelo o u que terminoiu antes da hora. Um abração e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  8. ...(É preciso passar por todas as etapas:
    atração-paixão-amor-convivência-amizade-tédio-fim.)
    Esse caminho deve ser seguido pelos dois envolvidos, não é Wanderley? Acontece que nem sempre é assim. Há quem "empaque" no percurso e não saia de jeito e maneira.[rs]
    Vou dizer pro autor que você postou essa crônica dele.[rs]

    Beijosss e bom dia!

    ResponderExcluir
  9. Amor mal resolovido deixa marcas profundas.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Wanderley,
    Pra mim, amores mal resolvidos estão diretamente ligados ao orgulho que carregamos... mas sobre as demais inevitáveis fases do amor, digo que vivo um dia após o outro. Evito fazer projeções de futuro, quero o hoje e acreditar que tudo dará certo no final.
    Beijão,
    Jr.

    ResponderExcluir
  11. "trazem dores recentes, outros trazem uma dor de estima" só isso valeria uma terapia

    ResponderExcluir
  12. Que palavras lindas, embora eu acredito no amor até o respirar cessar!
    Um abraço Wanderley

    ResponderExcluir
  13. Relações mal resolvidas, paixões mal resolvidas,
    interesses mal resolvidos, inquietudes mal resolvidas etc.

    Amor mal resolvido,não!
    Nessa fase de rupturas,
    Já não existem amores...
    por si só, já foi, já era.

    "O amor não busca seus próprios interesse;
    tudo sofre, tudo crer, tudo espera, tudo suporta"

    Carinhos.

    ResponderExcluir
  14. Wanderley,que belo texto do Jabor!Dá até uma poesia!Se não gastarmos nosso amor,ele não dará espaço para o outro!Um amor mal resolvido pode mesmo ser impecilho de uma vida inteira!Ótima escolha!Bjs,

    ResponderExcluir
  15. o blog é meu, a promoção é minha, o post é meu ... então eu faço como eu quiser ... pronto falei!

    ficou insatisfeita pq não vai participar da orgia com a VACA? pois então beim ... contente-se com o que tem e se dê por satisfeito ... pronto falei de novo!

    bjux

    kkkkk

    ;-)

    ResponderExcluir
  16. Amor mal resolvido? Tenho uma lista aqui... hahaha... incluindo meu tórrido affair com sete anões célebres... hehe! Hugz, guri!

    ResponderExcluir
  17. Olá, Wanderley,
    Bela postagem, Jabor diz bem, com alma e sentimento, razão e coração. Artur da Távola também disse bem no seu texto AMOR É ENIGMA, que tomo a liberdade de transcrever parcialmente: "Os casos de amor vivem rondados por frustração ou arrependimento. Não o amor, que é íntegro, irrefutável, cristalino e indubitável: mas os amantes seus portadores. Quase sempre o tamanho do amor é maior que o dos amantes. O que cerca as pessoas que se amam é sempre uma teia de limitações que o leva à disjuntiva: frustração ou arrependimento. Ou quem ama se entrega ao sentimento e se atira nos braços do outro para, depois, se arrepender do que abandonou para entregar-se ao amor, ou se afasta, cheio de lucidez, para, adiante, sentir frustração pelo que deixou de viver.
    Na juventude tudo isso fica confuso porque esta é uma etapa da vida envolta em uma névoa amorosa que a torna radical na busca da felicidade. O jovem ainda não se defrontou com as terríveis e dilacerantes divisões internas de que é feita a tarefa de viver e amar, aceitando as próprias limitações, confusões, os caminhos paralelos e contraditórios das escolhas, dentro de um todo que, para se harmonizar, precisa viver as divisões, os sofrimentos e os açoites das mentiras e enganos que conduzem as nossas verdades mais profundas.
    Enfrentar o enigma mesmo sem o deslindar, é aquecer e encantar a vida, é aprender a viver; é amadurecer. Exige trabalho interior penoso, grandeza, equilíbrio e auto-conhecimento".
    Abraço/ney.

    ResponderExcluir
  18. Acredito nessa vida meu amigo,,,que até aquele amor de sonhos,,,acaba mal resolvido...amor nunca pode ser algo sem inquietude....abraços e um belo final de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  19. Mas e qdo um é mais "fominha" que o outro?! rs... Aí acaba primeiro para o um, o outro, necessariamente terá raiva. Bom é qdo se come junto até o fim, ñ é? Mas é difícil. Sou mais para a teoria do amor pássaro do Rubem Alves.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  20. O amargo do fim...
    Um dia quem sabe eu aceite assim..tão facilmente!
    Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  21. Wanderley,

    Adoro esse texto de Jabor, penso que já o postei em alguma ocasião...
    Concordo plenamente que os ciclos do amor devem ser sempre fechados, não deixando dúvidas, mágoas e situações mal resolvidas...se isso acontece, se transfere para o novo amor um peso à mais, que pode atrapalhar, pois sempre vamos relembrar o passado.Amor é sempre bom...penso que as coisas boas, na balança, sempre vão ganhar...e as não tão boas, fica de experiência valiosa para a proxima relação.

    Perfeita postagem meu querido!!

    Ótimo final de semana...

    Beijos,

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  22. Wanderley,
    Surpreendente o escrito de Arnaldo Jabor. Parabéns Wanderley pela escolha do referido texto. Sabe?! Assemelho a vivência do amor às fases dissemelhantes da Lua … Lua Nova quando o amor se inicia (atracção - paixão) … Quarto Crescente quando o amor se expande (cumplicidade), Lua Cheia quando o amor se consome (cúmplice) e, finalmente o Quarto Minguante quando o amor vagarosamente ou abruptamente se vai embora (vazio). Quando de facto, o amor abala, deverá sempre levar na sua bagagem e, cumulativamente na gare da partida um necessário e, implacável ponto final, pois só assim o ponto de exclamação fará sentido no sentimento que retorna e, nos permite exclamar. Estou livre para amar!

    Um sorriso tranquilo e, sereno.

    Ana

    ResponderExcluir
  23. Com certeza meu amigo.
    Amei a sua postagem.
    Beijokas

    ResponderExcluir
  24. Olá meu bom e sensível amigo Wanderley Elian, concordo com o Arnaldo, às vezes , eu penso que o meu relacionamento será eterno, às vezes eu achou que vai se acabar, vou fazer um cofre de amor e tentar poupá-lo.Bela escolha, meu amigo.

    Paz e harmonia em seus dias,

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  25. O amor acaba em Jabor, mas se renova em Rimbaud!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  26. Wanderley meu amigo!

    Primeiro quero te dar os parabéns pela escolha, adoro Arnaldo! irônico, sarcástico e enfim diz as verdades.Fico aqui pensando quantas vezes meu cotovelo não doeu e eu fiz cara de paisagem.Porém este negócio do amor acabar, acho que é meio relapso né?.Amor, pode sim adormecer, mas amor, amor mesmo , não acaba...fica aquele véuzinho de lembranças boas, acho que ele na verdade esfria, mas se surgir um pavilzinho e um fósforo perto, dá fogueira!!RS

    Eu penso que como ele mesmo disse, o Amor é ciclo...muda, mas continua...enfim, eu ainda acredito que o amor seja resistente a muita coisa.Quero acreditar nisso...que ele não acaba, mas deixa resquícios de novos sentimentos,e que sejam sempre bons! apenas isso.

    Bjo pra ti e ótimo final de semana!!:)

    ResponderExcluir
  27. Oi Wander
    Pode ser, pode ser, esgotar o amor até o final do pote, exasperar, curtir tudo do bom , do ruim e do melhor.
    Aí vamos embora, será ? não será ainda mais difícil, mais doído? sei não, em casos de amor haverá sempre aquele será?? rs
    Gostei , o texto é muito bom.
    muitos abraços e que tenhamos um fim de semana mais calmo no nosso Rio de Janeiro e na doce cidade de Niteroi.
    Bom saber que viveu bons momentos aqui, eu sou capixaba , moro aqui por escolha , nao sei até quando.
    abraços Wander

    ResponderExcluir
  28. Nunca tinha pensado nisso! Os amores mal resolvidos...foi porque o amor não foi gasto até ao fim...Esta é uma postagem maravilhosa.
    Parabens!
    Beijão e bom fds
    Graça

    ResponderExcluir
  29. A amizade é como um navio no horizonte.
    Nós o vemos, cortando contra o céu,
    e em seguida ele avança,
    desaparece de vista,
    mas isto não significa que não continuará.
    Essa amizade é linear.
    Ela se move em todas as direções,
    nos ensinando sobre nós mesmos
    e sobre cada um de nós.
    É por isso que no transcurso de fortes amizades,
    estaremos presentes um para o outro,
    mesmo que, nem sempre,
    estejamos visíveis.

    ( Shirley Maclane ).

    Obrigada pela sua.

    Fim de semana de luz.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  30. Eu sou uma dessas pessoas, mal resolvidas.
    Intercaladas, e interlaçadas por mim mesmo, e por tantas coisas que já passei o amor, ele se desgastou feito um pneu.

    Mas um dia, tudo fica NOVO!

    Agnt vai tentando, e muitas pessoas tbm!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  31. " DEIXE QUE DEUS FALE AO SEU CORAÇÃO,
    PARA QUE VOCÊ SAIBA O QUE REALMENTE
    DEVE FAZER EM SUA VIDA!"

    ( Pe. FÁBIO DE MELO)


    Feliz FDS.......Beijos meus!!

    ResponderExcluir
  32. O amor resolvido realmente consegue dar cabo de uma pessoa, e infelizmente, costuma ser o amor mais durador. Acho que o amor mal resolvido só fica bem na arte e na escrita sem duvida ;)

    ResponderExcluir
  33. Adorei o texto e concordo que o amor deve ser vivido até a última gota para que ao se esgotar não fique com mal resolvido, mas acredito também que anores podem acabar sem terem sido consumidos até o final e terem fim.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  34. Ola!
    Como é bom rever os amigos e matar a saudade..
    Não há nada que pague este momento..
    Agradeço carinhosamente o seu carinho em me visitar. Hoje vou conseguir postar e visitar os meus amigos. Estou com muita saudades.
    Só terei os finais de semana para fazer isso. Mas prometo sempre estar por aqui..
    Amo vc. Amo a sua companhia.
    Meus blogs amam a sua presença. Fico muito feliz por que vem.. Deixá sempre comigo, o seu amor e carinho Planta flores e semeia carinho.
    Muito obrigada. VERDADEIROS AMIGOS..CONQUISTAMOS..AMAMOS..LEMBRAMOS E SENTIMOS SAUDADES!!!
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  35. Amei, amei, amei

    Caiu direitinho cá dentro de mim..fiz uma viagem no meu recente passado...e quanto deixei de gastar nesse amor mal resolvido...

    Beijos meu querido amigo.

    ResponderExcluir
  36. Nossa, eu adorei as etapas que você descreveu, acho-as muito válidas, porém muito cruéis também, nem todas tem um fim, vamos concordar.
    Bem, vim agradecer pelo comentário no meu blog, e por todo apoio e força. Muito obrigado mesmo.

    ~Até a próxima, afinal, minha caminhada continua, com passos de formiga e sem vontade.

    *DB*

    ResponderExcluir
  37. Sábias palavras!!! Jabour é demais! sabe tudo de amor! Bjs!!

    ResponderExcluir
  38. Oi WANDERLEY
    Adorei esta REFLEXÃO!
    Parabéns
    Abç
    G.J.

    ResponderExcluir
  39. Olá Wanderley!
    O texto é incrivel, como tudo q o Jabor escreve.
    Sentimentos q não percorrem...ou são impedidos por um bloqueio qualquer, penso q deixa uma certa lacuna, um não sei quê q retira da chance de um desfecho q faz crescer. Não falo daquele amor q se gasta e desgasta até o fim, mas daquele q foi proibido ou desabitado sem chance de haver a troca dadivosa do AMOR em si.

    abço

    ResponderExcluir
  40. Adorei!!
    Quando não gasta tudo, o que resta transforma-se em mágoa, e o coração nunca se encontra livre para um novo relacionamento.

    Um grande abraço, amigo Wanderley.

    ResponderExcluir
  41. Nossa, amigo, esse falou diretamente ao ponto em que me encontro. É preciso viver o amor até o final senão ele gera doenças, se fica contido.

    A gente certamente precisa se amar primeiro, gostei de ler e ouvir tuas palavras. O bom de tudo é que "amores serão sempre amáveis" e tudo tem o seu tempo, né?

    Adorei! Que 2011 seja cheio de realizações para ti também! Beijos!

    ResponderExcluir

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...