quinta-feira, 15 de julho de 2010

Sobre o Amor, Progresso e Solidão


Em meio a tanto progresso e avanço tecnológico que vivemos hoje, é interessante constatar como as relações afetivas continuam conservadoras e obsoletas. Vivemos constantemente na premissa do amor romântico onde o outro tem que nos servir constantemente, insto é, o outro se torna um objeto que tem de me fazer feliz e fazer  com que me sinta completo e desejado.
Em meio a tanto discurso de progresso, hoje o que se busca não é uma relação onde existe individualidade, respeito, felicidade e o prazer de estar junto. Prevalece ainda a relação de dependência em que um responsabiliza o outro pela sua felicidade ou tragédia. O amor romântico nos mantém presos e divididos.
Ficar sozinho se torna algo a ficar doente, sinônimo de infelicidade e derrota. Este processo de divisão onde só posso ser feliz encontrando minha metade historicamente tem levado um dos dois ao cárcere da submissão. Alguém abandona seus projetos para se amalgamar ao projeto do outro. Essa é a intimação do amor romântico: o outro tem que saber o que não sei e vice-versa. Uma idéia funcional, prática e trágica.
A idéia de hoje deveria ser parceria. Deveríamos trocar o amor de necessidade, pelo amor pelo amor de desejo, isto é, eu gosto e desejo a companhia do outro, mas não necessito, o que é bem diferente. É interessante constatar que com o avanço tecnológico, que exige mais tempo individual, paradoxalmente as pessoas morrem de medo de ficar sozinhas e não aprendem a conviver bem com elas mesmas.
A globalização que deveria nos aproximar mais, pelo contrário, deixam-nos reféns de relações que continuam a ser de dominação e concessões exageradas. A idéia de alma gêmea nada mais é do que a invenção do outro ao nosso gosto e prazer.
Não deveríamos mais nos sentir metades nem fragmentados. Somos inteiros. O outro que se estabelece o elo não é o príncipe ou salvador de coisa nenhuma. É apenas mais um companheiro de viagem. Estamos na era da individualidade, porém nos tornamos egoístas. A individualidade não tem nada a ver com o egoísmo, pois o egoísta sempre se "alimenta" da energia do outro seja ela financeira ou moral.
Em tempos modernos, o amor deveria ter mais sentido, feição e significado. Deveria unir  pessoas inteiras e não juntar metades. Esta nova relação só será possível para aqueles que conseguirem trabalhar sua individualidade. Quanto mais o sujeito conseguir trabalhar sua individualidade mais estará preparado para um encontro fundamental.
Às vezes a solidão é boa, ficar sozinho não é algo que temos  de nos envergonharmos, ao contrario, ela dá dignidade a pessoa e boas relações são bem parecidas com ficar sozinho. O paradoxo da alteridade é esse: estamos unidos, porém separados. Ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem.
Deveríamos ficar  sozinhos de vez em quando para construir um diálogo interno e descobrir nossa força pessoal. Na solidão, ainda que indesejável companheira, o indivíduo compreende que repouso e a paz só podem ser encontrados dentro dele mesmo e não a partir do outro.
Ao perceber isto, nos tornamos mais tolerantes e compreensivos em relação as diferenças respeitando a maneira e o limite de cada um. Na comtemporaneidade o amor de duas pessoas inteiras seria bem mais interessante e saudável, pois neste tipo de ligação há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado.

(adaptado do texto de Samuel Franco (psicólogo))

Wanderley Elian



47 comentários:

  1. Olá Wanderley!
    Ficar dependente em uma relação, seja ela qual for, não faz bem...estraga nossa personalidade, não se vive a própria vida...
    Um pouco de introspecção na vida não faz mal a ninguém.
    Adorei o poste!
    Bjs
    Mila Lopes

    ResponderExcluir
  2. Wanderley, meu querido.
    Dá vontade de assinar esse texto. Colocar as digitais. Perfeitoooo.
    Incrivel mesmo, como hoje, as pessoas acham a solidão medonha. Mas que solidão?
    Quando, as vezes falo que me sinto bem sózinha, que minha felicidade não esta e NUNCA vai estar na mão do outro, tem gente que me acha um ET.
    Esse papo de amor citado ai, amor dependente, amor sufocante, amor de aparências, amor de metades, eu não quero jamais.
    Eu não entendo a cabeça das pessoas que pensam assim. Que precisam estar acompanhadas, para serem aceitas como normais. Ruim com ele? Pior sem.
    O amor de duas pessoas inteiras, como esta no texto.
    Esse que quero.

    Solidão é estado de espirito.

    Um abraço grande!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vc disse uma das grandes verdades do mundo.
    Eu quero isso para a minha vida. E terei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo, excelente texto parabéns!
    Já estou seguidor e obrigado por suas visitas e
    comentários.
    Abraço
    Joe Luigi

    ResponderExcluir
  5. 技術の進歩は、人の心を救えない。
    しかし、生活の向上をもたらす可能性がある。
    それは、使い方次第です。

    ResponderExcluir
  6. Wanderlei, obrigado pelo visita ao olhar o tempo. Volte sempre rsss

    Excelente reflexão. DEstaco duas frases que para mim, sintetizam o que você diz:

    ".. o outro se torna um objeto que tem de me fazer feliz e fazer com que me sinta completo e desejado." e

    "A idéia de hoje deveria ser parceria. Deveríamos trocar o amor de necessidade, pelo amor pelo amor de desejo, isto é, eu gosto e desejo a companhia do outro, mas não necessito, o que é bem diferente"

    As relações são mais significativas e duradouras quando se estabelece essa parceria. O amor como elo para unir duas individualidades mas sem a dependência doentia da paixão incontrolada que não se faz na alteridade mas apenas visa a si próprio, sendo portanto, egoísta.

    um abraço

    ResponderExcluir
  7. Um texto muito inteligente. Amor não pode ser dependência, precisa ser troca, parceria, cada um com sua invididualidade. A gente tem manis mesmo de condicionar nossa vida ao ser amado. Dependência pura. Mas é verdade. No mundo globalizado, está todo mundo sozinho. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Amor e solidão vivem lado a lado,,,,a gente tem que saber lidar com eles....abraços de bom dia pra ti,,,e viva a era Cuca...rs..rs....

    ResponderExcluir
  9. Amar e ser amado é tb respeitar a indiviualidade do outro e não anular a nossa.
    O amor é belo e tb complexo,cabe à nós saber respeitar o limite e o respeito.

    ResponderExcluir
  10. no final do ano li algo super interessante a respeito dos altos indices de suicídio na época das festas.
    o texto defendi que a mídia determina os modelos de felicidade - famílias felizes, grupo de amigos, casais apaixonados...quem não se enquadra, se deprime, se mata.
    achei interessante, assim como o seu texto.

    ResponderExcluir
  11. Dizem que a pior solidão é a dois.
    É justamente isso que acontece quando deixamos de ser nós mesmos para sermos o outro.
    Texto perfeito!Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. E eu quero 'a sorte de um amor tranquilo'...no qual o companheirismo seja uma constante, mas que o outro não seja apenas objeto dos desejos...
    Um dia bom...Com amor, muito progresso e um pouquinho de solidão, que adoro tbém!

    ResponderExcluir
  13. Oi

    Td bem?

    Obrigada por retribuir minha visitinha!

    Tbm gostei deste seu último texto!

    Parabéns pelo blog!

    Bjinhos***

    ResponderExcluir
  14. Reflexão bastante coerente e pertinente.

    O outro é apenas coadjuvante da minha felicidade e vice e versa. Apenas eu sou responsável por minha felicidade (ou o que ela representa para mim).

    Amor é inútil, assim como a arte e a filosofia, mas nessa inutilidade encontramos a beleza de desejá-lo sem haver necessidade alguma, sem precisão, sem medida... O contrário disso, é andar na contramão: é trocar segredos por garantias, é priorizar sentir-se amado (a partir de exigências pessoais e idealizações)e ser amado torna-se mais importante do que amar. É subestimar o magnetismo, a química e a sinergia que fluem de modo impessoal e sem idealizações ou expectativas por uma série de requisitos pessoais e necessários. Priorizar as características e exigências pessoais é o mesmo que reduzir o amor a um objeto, uma mercadoria que poderia ser facilmente encontrada na prateleira... Como resultado, temos as relações e amores líquidos, compatíveis com a sociedade de consumo e pós moderna.

    Além disto, devemos almejar nossa felicidade estando comprometidos ou estando solteiros. Por não ser no outro que encontraremos garantia alguma dela.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Contundente e verdadeiro ... é por aí mesmo ... sempre foi meu norte de percepção da vida ... sempre odiei a máxima de que AMOR IMPLICA EM RENÚNCIAS ... jamais ... AMOR É COMPLEMENTO,SOMATÓRIAS DO SER ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  16. Reflexão muito pertinente, a do Samuel Franco. Bela escolha, Wanderley!

    Somos indivíduos; a palavra diz tudo. Espaço para respirar é o que, essencialmente, se precisa.

    Bjs, amigo, e inté!

    ResponderExcluir
  17. Só em ler já dá um alívio!!!Viver então...precisamos nos libertar desse modelo antigo, dessa roupa que já não nos serve mais. Perfeito!!

    ResponderExcluir
  18. Meu amigo Wanderley quando duas pessoas sem amam, mas entendem que não são uma única pessoa, mas sim pessoas que precisam preservar sua individualidade, que muitas vezes precisam de espaço. Será maravilhoso.
    Quando aprendemos a convivermos com nós mesmos e percebemos que nossa própria companhia pode nos fazer muito feliz seremos cada vez mais felizes e capazes de amar com qualidade.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  19. Esperando - ansioso - para ser apresentado ao tal rapaz de fino trato e boa índole... pleaseeeee!!!! Hugz, Wandeco!!!

    ResponderExcluir
  20. Um homem viaja o mundo todo, em busca do que necessita, e retorna à casa para encontrá-lo.

    Todos viajam uns nos outros...!

    Bjs
    Tácito

    ResponderExcluir
  21. Respeito! Respeito ao outro, ao parceiro, ao companheiro, creio que é o segredo...
    Mas enfim, vamos aprendendo com a vida, e sempre digo que o que vale é o RESPEITO!
    Tudo é necessário! Solidão, amor, confiança, compreensão...
    Amar também significa NÃO adentrar na individualidade do outro, ao ponto de desandar uma relação. Amar também é estar junto nas aflições, socorrer, valorizar, chorar ombro a ombro, e acima de tudo ser amigo!!
    É complicado querer ensinar, dizer o que é ou o que não é, dizer o que é certo e o que é errado, ou querer corrigir algo que é próprio do ser humano...
    O que É para mim e minha companhia, talvez não seja para outros...
    Acho muita pretensão querermos pre-julgar tudo, ou teorizar relações e sentimentos, voce não acha meu querido? O interessante é que cada um se auto avalie, e ver se compensa determinadas condutas, e se realmente é o melhor para si. Talvez de uma forma dolorosa... Não sei... Continuemos...
    Abraços do teu leitor

    ResponderExcluir
  22. É o amor é uma troca, e não necessariamente um ser metade do outro, complementar-se é preciso, porém sem a cobrança que sempre é exijida.
    Abraço

    ResponderExcluir
  23. Excelente texto amigo... impressionante como o tempo passa, mas certas coisas não mudam...
    Fico muito preocupada em ver, que de um lado se prega tanta independência, especialmente das mulheres e de outro vemos muitas delas cheias de ilusões sobre casamento, relacionamento, muito fora da realidade, bem, ao menos do que deveria ser a realidade.
    Relacionamento é para dois seres individuais, que gostam de estar juntos, compartilhar momentos, sem a ilusão de encontrar alguém perfeito para suprir todas as nossas necessidades.

    Beijinhos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  24. Tambem me sinto só em meio a multidão, por isto tirei uns dias para mim.. recomendo.

    bjs
    Insana

    ResponderExcluir
  25. Que beleza de texto,Wanderley!Uma grande reflexão sobre os relacionamentos,pois isso acontece muito nos dias de hoje!Adorei,li e reli!Abraços,

    ResponderExcluir
  26. Li certa vez que somente se sente triste som a solidão, quem não se considera uma boa companhia...
    acho que é bem por ai mesmo.
    Belissimo texto...
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  27. Adorei o texto.
    Ele me levou a refletir sobre muitas fases da minha vida.Muitas vezes surgem crises nos relacionamentos e nem nos damos conta que estamos sufocando aqueles a quem amamos.

    ResponderExcluir
  28. Belo texto, falta apenas funcionar.
    A raça humana é movida a posse e isso destrói com qualquer relacionamento. Seja pessoal, profissional, afetivo, tudo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  29. Adorei o texto.
    Ele me fez refletir sobre muitas situações do meu cotidiano.Muitas vezes acabamos sufocando aqueles a quem amamos sem nos dar conta que isso está acontecendo.
    Valeu pelo texto!
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. EXCELENTE POST! PARABÉNS! SUBSCREVO, MAS NEM SEMPRE FAZEMOS ASSIM...
    Adorava saber o que disseram em Japonês...rsrs
    BJO

    ResponderExcluir
  31. Oi Wanderley!
    Interessante esse seu apontamento para esse tipo de amor que apenas um se doa em anulação.
    Quisera eu assinar embaixo essas verdades e contar com mudanças já.
    Beijos de luz.
    Goretti

    ResponderExcluir
  32. Querido amigo, ser feliz para mim não implica em viver junto com alguem, e sim ficar feliz por querer estar junto a alguem, o que não significa morar sob o mesmo teto. A rotina do dia a dia vai desgastando o relacionamento. Sou meio que adepta da solidão, convivo bem comigo mesma...Belo texto...Beijocas

    ResponderExcluir
  33. Oi WANDERLEY
    Desculpe as ausências, volto em breve.
    OBRIGADO
    G.J.

    ResponderExcluir
  34. Meu querido
    Um texto muito verdadeiro, mas existe muita solidão a dois.
    As pessoas por comodismo umas, por necessidade outras, porque se anularam em prol do outro...tantas coisas.
    Gostei muito do texto.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  35. Um post incrível meu caro Wanderley.
    A verdade clara, nua e simplificada.
    De fato somos inteiros, apesar de não acreditarmos muitas vezes ser.
    E a adaptação é perfeita, pois tão somente teremos o companheirismo se nos entendermos desta forma "inteiros" a pessoa que esta do nosso lado é chamada de companheira, e não é uma mera coincidência.
    Estamos para complementar e não completar.
    Afinal somos de fato inteiros, mesmo nos perdendo por vezes à companhia da solidão, nos julgando desprovidos...
    Uma reflexão meu caro, que levarei para o travesseiro, não para entender mas simplismente compreender de fato a essencia da verdade.

    Obrigado e meus parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  36. "Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece, por um momento os números,
    a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveita, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."


    - Fernando Campanella -

    Te desejo amor e paz...Beijos M@ria

    ResponderExcluir
  37. Wanderley, meu caro amigo.

    Verdades, relações, depedências, tudo tão complicado, amar devia ser simples, o aor devia se modernizar contudo parece que ficou promíscuo, mas ainda existe amor. Solidão as vezes faz bem contudo ser solitário acredito que não. Nas noites frias é bom ter alguém do lado.

    Beijo

    ResponderExcluir
  38. Acho que amar e ser amado não implica em você depender de alguém, ou ter alguém dependendo de você. A individualidade tem que ser preservada.

    Belo texto. Ótima escolha.

    Abraços e fique com DEUS.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  39. Oi amigoo, tudo bem?? Ha kibom ,tb estou ótimo!
    Parabens pelo belíssimo tema viu, adorei..E realmente, as vezes ficar sozinho nos ajuda e muito, embora outros não gostem ou detestem, isso nos ajuda a refletir sobre o que passou ou como devemos seguir, em qualquer área da nossa vida..não só a amorosa, mas a familia, profissional.
    Quanto ao egoísmo, acredito que todos nós seres humanos temos isto, nem que seja um bem pequenas proporções, mas temos. O lance é não deixar isto tomar conta de vocÊ como um todo, pois quem tudo quer tudo perde.

    Saudades amigo,,

    Beijuxx

    ResponderExcluir
  40. Oi

    Texto muito bom e para refletir tbém

    Bjs e boa noite

    ResponderExcluir
  41. Meu amigo de certo é uma pena, pois seria uma grande alegria encontrá-lo pessoalmente, mas se esse der certo com certeza outros virão.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  42. Oi Wanderley,
    Um texto ótimo, aborda o que precisa ser entendido, vivemos a procura da compreensão, seja do outro ou compreender a si mesmos, a solidão faz bem. Ta aí gostei.
    Deixo meu abraço.

    ResponderExcluir
  43. Olá Wanderley, mais um post que nos leva a refletir. E esse sobre a difícil arte do relacionamento. Todos sabemos que não é fácil. Assino embaixo quando leio: ... " a idéia de hoje deveria ser de parceria". Mas, em alguns casos , não é. É de competição.
    Outro tipo de relacionamento muito comum hoje em dia é o de C.R, leia-se "controle remoto". Sufoca e não nos leva à nada. Daí, muitas vezes, a opção pela solidão. Como dizia minha avó: "antes só do que mal acompanhada".

    Hoje estou ligeiramente rebelde.

    Um beijo e parabéns pela escolha do texto e adaptação.

    ResponderExcluir
  44. Um abraço e um final de semana cheio de compreensão e solidariedade!

    ResponderExcluir
  45. Wanderley,

    Concordo com o texto...hoje em dis estar só, perante a "sociedade" é quase ser discriminado...
    O tal do amor romântico, a que se refere, eu gostaria de ter, ou pelo menos de ter conhecido, dizem que existe.Mas na vida real não é bem assim que funciona...nós, que lidamos com Poemas exaltamos muito esse amor, por acreditar que ele existe, e penso que um dia ele chega para cada um...eu admiro!
    O amor moderno, é aquele onde o casal se fala pelo celular, troca e-mails e à noite manda um SMS para dar Boa Noite....achp bacana cada um ter o seu espaço, a sua individualidade, mas um pouco de amor à moda antiga sempre vai bem.

    Isso é o que penso!

    Um grande beijo!!!!

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  46. Wanderley,


    Sábias palavras!

    Um excelente texto poema reflexivo! rsrs



    Um abraço, Marluce

    ResponderExcluir

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...