sexta-feira, 2 de julho de 2010

Inhotim. Impressionante.



Inhotim

Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994) e em toda a área são encontradas espécies vegetais raras, dispostas de forma estética, em terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. O Instituto Inhotim, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIP, além desses espaços de fruição estética e de entretenimento - que lhe garantem um lugar singular entre outras instituições do gênero - desenvolve também pesquisas na área ambiental, ações educativas e um significativo programa de inclusão e cidadania para a população do seu entorno.  
Arte Contemporânea
O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros. O Inhotim se diferencia de outros museus por oferecer ao artista condições para a realização de obras que apenas em seu parque poderiam ser construídas. 
Jardim Botânico

Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. Pesquisas e projetos botânicos e paisagísticos são desenvolvidos em parceria com órgãos governamentais e privados. 

Inclusão e Cidadania

O Inhotim tem se tornado um vetor fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do município de Brumadinho e de seu entorno. Projetos como o Inhotim Encanto e Coral e Iniciação Musical valorizam a vocação da região e mobilizam crianças, jovens e adultos. Importante interlocução também tem sido estabelecida com os empresários da região para o incremento de suas atividades econômicas, além de diversos projetos em parceria com o poder público local.
Este conjunto de arte está localizado em Brumadinho, cidade bem próxima de Belo Horizonte/MG.

Sugestão de Paulo Braccini . Enfim! é o que tem pra hoje...

Wanderley Elian

28 comentários:

  1. Querido amigo Vanderley, parabéns ao governo de Inhotim, que proporciona tanta cultura a seus habitantes, principalmente o projeto para crianças, pois serão o futuro de amanhã...Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Danadinho este tal de Paulo Braccini eim? Eita carinha de bom gosto né? hihihi ...

    bjux

    ;-)

    ResponderExcluir
  3. wanderley querido,
    bom dia!
    Lindo.....o que meus olhos viram nesta linda madrugada.
    uma linda obra de um lindo jardim com seus encantos.
    a arte vem ao encontro de nossos anceios.
    brumadinho deixa um convite a uma bela visita.
    lindo dia com carinho e bjos.

    ResponderExcluir
  4. Wanderley é cultura. Parabéns, amigo. Não conhecia e gosto de saber essas coisas, principalmente de Minas e também do Nordeste do Brasil.Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Inhotim + Arte Contemporânea + Inclusão e Cidadania + o Botânico Jardim *que simplesmente Amo* Wanderley LimaElian Paulinho Braccini. E o vídeo, nunca visto dantes, enfim, Amei de Amar, só para variar! Que capricho, meu querido, que eu até creio que foste tu, sorriso,

    quem abriu a porta.

    Era um sorriso com muita luz

    lá dentro, apetecia

    entrar nele, tirar a roupa, ficar

    nu dentro daquele sorriso.

    Correr, navegar, morrer naquele sorriso.*

    Eugénio de Andrade

    Claro que entrei, fiquei e ressuscitei. Tu te lembras? Bons tempos vividos, jamais são esquecidos*
    Beijos meu amor*
    Tenhas um dia cheio de esplendor!
    Reborn**********

    ResponderExcluir
  6. Oi Wanderley,

    Inhotim uma cidade que preciso conhecer, belas obras lá tem.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Muito lindo este projeto...ver a riqueza da criatividade de cada um...

    Lindo seja seu dia amigo!
    Beijinho
    Valéria

    ResponderExcluir
  8. Olá! Gostei do blog.
    estou seguindo-o!
    =D

    ResponderExcluir
  9. O grande barato é a facilidade de acesso para quem mora Em BH e na sua Área Metropolitana, já que brumadinho faz parte dessa região.
    Parabéns pela sujestão do Paulo Braccini a para a sua publicação, Wanderley.
    A arte deve ser divulgada sempre.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Haja coração pra hoje,,,tudo em verde e amarelo,,,e vamos ao hexa,,,abraços amigo e otimo final de semana.

    ResponderExcluir
  11. O Bom gosto chegou e parou por aqui! Inhotim e vc estão de parabéns pois tudo que é bom é pra ser compartilhado! Hoje coloquei um poema do Solano Trindade no blog Afrocorporeidade e pensei em vc. Também coloquei uma receita de vida linda no blog Ecos da Cultura Popular que vale pra aumentar nossas expectativas de vida, quando puder passe por lá! Adoro suas visitas e agradeço muito porque vc tá sempre cruzando o meu caminho e enchendo-o de luz! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Wanderley,

    Adorei o vídeo e a sua postagem...
    Eu moro perto do Jardim Botânico de SP...uma imensa área verde...rs

    Deixo o meu beijo de Bom Final de Semana...

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de sugestão.
    Vou me inteirar mais sobre
    e volto com argumentos
    meus.
    Bjins entre sonhos e delírios

    ResponderExcluir
  14. AGRADEÇO E RETRIBUO O SEU CARINHO.
    Tem um carinho para vc. na CURIOSA. Um troféu ouro muito especial.
    Espero que goste. É de coração que repasso

    A amizade não ocupa nenhum lugar no espaço, muito menos no coração da gente.
    Por isso sua amizade é muito importante.
    Trófeu para todos nós que somos amigos.
    Carinhosamente,
    Sandra

    ResponderExcluir
  15. De minas, só conheço BH e Sta Luzia (que fica na gde BH) e tenho uma relação muito próxima com alguns mineiros, inclusive já dividi apto com um... Ano que vem, quero viajar, e, um dos meus roteiros seria as cidades históricas das minas gerais...quem sabe não passe em Brumadinho? Continue dando dicas interessantes como essa! Abçs!

    ResponderExcluir
  16. Adorei o video!!!!!! Muito bom!!!!!

    E a nossa seleção hein???????????

    Abração!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi Wanderley!

    Que saudade de ver suas belas escolhas de postagem!... Lindo esse trabalho, fiquei encantada.

    Felizmente não me escolheram pra participar, porque a essa altura da vida minhas articulações certamente comprometeriam a sincronia necessária na hora de se levantar. kkkk!

    Brincadeiras à parte, realmente trata-se de uma obra curiosíssima e espetacular. Adorei conhecer.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  18. Que massa.. eu gosto de coisas criativas assim, cultura..meu eu artistico agradece hehehe.

    beijux

    ResponderExcluir
  19. Fiquei com pena de não conhecer...
    bjo

    ResponderExcluir
  20. Cultura é aprendizado, lindo.
    Beijo Lisette

    ResponderExcluir
  21. Com certeza, um belíssimo lugar, um grande projeto, pena que eu não conheço. Bela escolha amigo. Parabéns!

    Abraços e ótima noite pra ti.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  22. Que pena eu estar tão longe para poder apreciar essa maravilha! Lindo o vídeo e o post. Penso que a cultura e a arte merecem todo o nosso empenhamento e esforço. Julgo que por todo o lado estão ressurgindo movimentos neste campo...Ainda bem!
    Um beijo e votos de bom fds
    Graça

    ResponderExcluir
  23. Boa noite, amigo Wanderley.

    Bela postagem. Meu filho já esteve lá, e contou maravilhas.

    Um grande abraço. Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  24. Oi meu querido, saudades demais de vir aqui.
    Desculpe minha ausência...coisas da vida.
    Mas não te esqueço, viu?

    Gostei muito da sugestão do Paulo, você nos colocou a par de algo maravilhoso.
    Amei esse projeto para as crianças.

    Beijos com carinho enorme.
    Te gosto muito.

    Voltarei logo ao Rabiscos, se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  25. Bom final de semana, queridão!
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Legal o vídeo e o texto informativo, Wanderley!

    Inhotim impressiona mesmo.

    Bjs e inté!

    ResponderExcluir
  27. És tu a Primavera que eu esperava,
    A vida multiplicada e brilhante,
    Em que é pleno e perfeito cada instante.


    Sophia de Mello Breyner Andresen

    Te desejo um Sábado de alegrias M@ria

    ResponderExcluir
  28. Olá menino, como vai? Saudade de você também, viu? AMEi o post!!! Vivo dessas divulgações e quando se trata de cultura, é um prazer passar à frente, não é? Bela iniciativa da prefeitura de Inhotim. E você é um assessor de imprensa e tanto, um belo "release" que você nos apresenta. Não conheço Inhotim, mas me deu vontade de conhecer. Ah...mas tive a honra de conhecer o Burle Marx. Uma figura inteligentíssima, um talento. O sítio dele, em Pedra de Guaratiba, aqui no Rio, é lindíssimo.
    Parabéns ao prefeito da cidade, ao Paulo pela sugestão e a você por nos trazer cultura pura.
    Obrigada pelo carinho deixado durante a minha ausência.Voltei...aqui é o meu lugar ...[rs]
    Um beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...