Um sentimento muito especial. Contraditório, eterno enquanto dure, forte e frágil.
A paixão simplesmente acontece! E nos deixa vulneráveis e indefesos.
Os cientistas a descrevem como uma descarga bioquímica que transporta no interior de nosso ser um misto de adrenalina e outras substâncias secretas, que produzem uma confusão inebriante e nos deixa embriagados de amor.
Sentimos uma sensação maravilhosa, a felicidade fica explícita e nos transpõe, o mundo se transforma num colorido especial e tudo parece possível e alcançável.
As variáveis são enormes, possibilitando ainda alusão a caprichos do inconsciente, que buscam na paixão a realização de um desejo não realizado, uma situação desconhecida, evocada num passado distante e, muitas vezes, negado, não importando como, o sentimento é único.
Com aspectos positivos como durante o torpor da visão de um mundo maravilhoso, a sensação de felicidade nos invade e parece realmente não ter fim.
Se for a pessoa que fará de sua vida um sonho, é como tirar a sorte grande, buscando a intimidade ideal no desabrochar do verdadeiro amor.
Os aspectos negativos aparecem quando, ao findar da mágica, só resta a sensação de um sentimento que não se renova, no momento que temos a exata medida do resultado zero e da verdade do amor cego, que era muito bonito, mas que, quando se torna real, não consegue vislumbrar nenhum atrativo.
A recuperação muitas vezes, é uma das mais perversas e pode necessitar até de acompanhamento psicológico para salvar o que ficou.
O amor se transforma e precisa de cuidados para que o sentimento seja sempre resgatado e possa manter o relacionamento como uma síntese de desejo e afeição.
A paixão, ao contrário do amor, dura intensamente por um tempo muito curto e a estabilização no amor acontece na medida em que os amantes passam a ter uma visão real da verdade do outro.
A maturidade do envolvimento afetivo consegue suportar a frustração de não conseguir ver no outro aquela perfeição ambulante.
A dificuldade a ser superada se dá quando este sentimento não consegue se reorganizar e o ajuste de um novo relacionamento terá que contar com a realidade mascarada.
Todos nós queremos viver um grande amor e com uma paixão ainda melhor, nem que seja uma única vez..
Valiosos os relacionamentos que, de uma grande paixão, vão caminhando, lentamente se solidificando, sem a dimensão conquista e nem sentimento furacão, mas sólidos e intensos, que como diluindo a paixão a tornam eterna.
Fonte:
Palavras de Condão
Yasmim
Wanderley Elian
Paixão é uma explosão espetacular de sentimentos!
ResponderExcluirEstar apaixonado é um desbunde maravilhoso, sentir a pele suar, a pulsação ir a mil, o tesão se multiplicar...ah, paixão é revolucionária.
Abraços.
Como dizia Vinicius, paixão é fogo que arde sem se ver, causa incêndio em nossa vida, até que se transforme em amor ou nada...
ResponderExcluirum abraço
Paixão é chama viva onde quer que viva!
ResponderExcluirNão sei se a química ou a física podem explicar! É tão sui generis!
Como explicar a paixão entre um homem e um urso polar, por exemplo?! Ou entre um hipopótamo e o seu criador?
Bem, o texto já diz tudo.Paixão é gostosa, avassaladora, mas é efêmera. Enquanto o amo vai subindo degraus, se solidificando, se formando. A paixão é meio louca, o amor pondera, escuta, entende. Belo texto. Um abraço
ResponderExcluirPaixão é fogo que sai do chão e nós dá força para seguir em frente, arriscar tudo pelo amor ...
ResponderExcluirMas apenas quando ela é reciproco!!!!
É assim que eu vejo ...
Um beijao amigo, ando meio down ..
Mas to melhorando ...
Se cuida!
Um furacão, um Tsunami, coisas do tipo, ta tudo no lugar, moveis, cidade e coração, dai ele passa com o nome de paixão e bagunça tudo, tira tudo do lugar, quera e destroi,,,já o amor é mais sereno....eu penso...abraços amigo e um dia de paz pra ti.
ResponderExcluirWanderley,
ResponderExcluirPaixão é combustão rápida. Muitas vezes, chamusca.
A tradução dos sentimentos "bioquimicamente" só faz empalidecer a coisa toda... A química cerebral é só uma faceta da história.
Abração,
Marcelo.
Olá! Amigo!
ResponderExcluirA paixão! A vejo como algo vulnerável, qualquer coisa que aconteça ela pode acabar. Ela não se sustenta. Ela é um sentimento de desejo profundo por uma pessoa, enloquecedor, capaz de tudo. Porém, dura pouco tempo. A paixão sempre acaba, ao contrário do amor que é eterno.
Belo texto meu amigo!
ResponderExcluirPaixão é tudo de bom!!!!!
Beijos, tenha um lindo dia!
lindas palavras............ameiiiiiiiiiiiiii
ResponderExcluirBom final de tarde...........Beijossssssss
a paixãopode ser má
ResponderExcluirEu sinceramente não vivo sem uma..
ResponderExcluirAbração
"Estar" apaixonado é maravilhoso, mas infelizmente é passageiro... Agora eu acredito que "SER" Apaixonado... Nossa, isso é encantamento puro, pois mostra que vem de você e não é tão somente uma situação.
ResponderExcluirTive uma aula aqui hoje sobre Paixão... Demais.
Bj
Paixão é algo que to precisando viver, urgente.
ResponderExcluirabraços
Hugo
Boa noite, amigo Wanderley.
ResponderExcluirA paixão é tão química, que vicia e escraviza.
Isso não tira a sua beleza. É maravilhoso apaixonar-se.
Mas como diz o texto, tem sorte grande, aqueles que conseguem passar essa fase eufórica, e depois continuam juntos, um descobrindo o outro verdadeiramente, e transformando tal sentimento em amor verdadeiro.
Um grande abraço, amigo Wanderley.
Boa noite.