quinta-feira, 13 de maio de 2010

Saindo do armário


Um armário pode ter muitas portas, muitos formatos, muitos segredos. Um armário pode ser de várias cores e também de muitos modelos. Contudo, é somente quando abrimos este armário que vemos e percebemos o quanto do mundo entra para dentro dele.
Sempre que se fala em "
sair do armário", fala-se em abrir as portas para o mundo, em parar de enganar os outros sobre si mesmo e sobre as condições que são de foro íntimo da pessoa em questão. Entretanto, "sair do armário" é muito mais que somente isto.
"
sair do armário" é criar coragem de ousar, de ser você mesmo, sem máscaras e enganações. É dar um passo para frente e descobrir que não há fronteiras e nem
limites para você acontecer. É descobrir que um coração pulsa, que os sentimentos palpitam e que as emoções são muitas.
"
sair do armário" é ver o horizonte e ampliar sua visão. É ajeitar suas gavetas, sem ter que continuar dentro da prisão. É colocar a sua essência para fora, sem ficar perguntando os porquês ou se é permitido. Lógico que tudo isto só é válido quando dentro de você, toca uma campainha, dizendo que chegou a hora de você abrir a porta. Não adianta seguir o exemplo de seu amigo ou de sua amiga que saiu do armário e arrombar a porta do seu. Sair do armário é mais do que imitar alguma atitude. sair do armário, é em primeiro passo ter a consciência do que se quer e de quem realmente você é. É conhecer a si mesmo(a), seus medos, seus sonhos, seus sentimentos e seus desejos. Pense, reflita, analise, pondere, veja o que quer, e somente quando tiver a certeza, pegue a chave que está dentro do seu coração, e guiada por esta verdade: abra a porta que está em sua frente e somente assim "saia do armário" e deixe o mundo entrar."

Maite Schneider 

Wanderley Elian




42 comentários:

  1. Sábias letras de Miss Maite Schneider.
    Sitetizou o que realmente é fato.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia, querido! Sair do armário e sair para o mundo o mais rápido possível, antes que seja tarde e tudo já se tenha acabado. E Viva o Mundo dos Frustrados! *credo*. Muito melhor assumir de vez do que viver "resguardado"... me engana que gosto!!! Falas em Amor o tempo todo. Para mim, mais Lindo ainda é o Amor que emana de Ti. Amo, e faço questão de vir aqui.
    Beijossssssssss

    *Toque leve
    do seu corpo
    que entrelaça,
    bolero
    ou tango
    que perpassa

    Porque eles são
    fogo
    que incendeia
    ilusão
    que desnorteia
    música que rodopia
    atentos, o olhar no
    olhar,
    murmúrios alados
    - maestro da harmonia –
    num bailado sensual
    que extasia.

    Há dentro dos corpos uma chama
    de sangue vermelho que clama

    Paixão…

    Desconheço o autor*

    Ganhei este Poema há pouco e te repasso.
    Adorei, Wanderley*******************
    Teadoro

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto. Pareceu uma narração perfeita para o programa de ontem, profissão repórter, que foi sobre homossexualidade. Abrir o armário tem realmente um significado amplo e nesse texto foi bem explicado. :)

    ResponderExcluir
  4. Apoiadíssimo, Wanderley!

    E vou além: acho IMPOSSÍVEL que exista uma pessoa sequer nesse mundo que esteja totalmente fora do armário.

    Há coisas que a gente desconhece sobre si mesmo. Ou, até pior, muitas coisas que tentamos esconder de nós mesmos. Com isso, acredito que a grande maioria das pessoas não seja 100% transparente. Eu não sou, ninguém é. Tento ser e acredito nessa boa vontade alheia também. Mas isso é muito complicado.

    Sair do armário completamente não é fácil pra ninguém, seja homo ou heterossexual. E aí está a minha dúvida: será que a gente precisa MESMO sair do armário? Até que ponto as outras pessoas podem (ou merecem) invadir tão profundamente nossa privacidade? Sei lá, é algo pra se pensar também, né?

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Corretíssimo!!! Numa sociedade mascarada, o texto é perfeito. Um abração

    ResponderExcluir
  6. Wanderley meu querido...excelente texto...
    Penso que a vida de cada não deveria ser preocupação dos outros, mas bem sabemos que as pessoas ainda tem este péssimo costume.
    Cada um tem seu tempo e deve mesmo respeitá-lo e se essa pessoa resolver "sair do armário", o faça por respeito a si próprio, porque faz sentido e jamais por outros motivos.
    Ter uma atitude assim requer coragem, mas especialmente Amor por si...lembrar-se de não esperar apoio dos outros, mas apoiar-se...e quem se sente preparado que o faça, pois creio que deva ser extremamente libertador assumir-se exatamente como se é e ser feliz assim...
    Este é o maior compromisso que cada ser humano tem, seja ele quem for ou as preferenciâs que tenham.
    Beijos...
    Valéria

    ResponderExcluir
  7. Sair do armario, ser feliz, não importa como, seja feliz com o que te faz feliz, com quem te faz feliz, deixe o mundo entrar, deixe o mundo te conhecer, no final disso tudo aqui meu amigo, ninguem é melhor do que ninguem por gostar diferente, por ser diferente, por sentir diferente, todos nós nessa vida temos o direito a tudo igual, somos irmãos em tudo, temos o direito a brisa suave da manhã, a chuva, ao sol, a vida ineira, e principalmente as coisas que vem do coração, lembra de Soldados do Legião? "nos defendemos tanto sem saber porque" "fingia ser soltado a tarde inteira,,,mas a gente não queria lutar", o mundo é grande para que todos sejamos felizes.....forte e fraterno abraço pra ti meu querido,,,tenha um belo dia....

    p.s. no futebol...vai ser isso ai ate dezembro,,,enquanto essa mula retranqueira estiver no comando,,,mas o treco já ta ficando ruim pra ele e pro presidente,,,o pessoal xingou todo mundo ontem,,,e ele ainda acredita que vai vencer o Sao Paulo lá no Morumbi...rs..rs....é uma besta mesmo,,,,abraços...

    ResponderExcluir
  8. Oportuno o texto, precisamos aceitar as pessoas como elas são e aceitá-las, o preconceito é pobreza de espírito.
    Sempre digo q é preciso ser muito macho (no caso do homem) para assumir nesta sociedade hipócrita q é homosexual, e deve sim, exigir respeito como ser humano e como cidadão.

    ResponderExcluir
  9. "Um mundo dentro do armário" ...Belo texto.
    Armários - há sempre esqueletos ali guardados.

    abraços

    ResponderExcluir
  10. Meu querido Wnaderley... Perfeito my friend... Perfeito... Eu quero, e vou postar no meu blog qualuqer dia... Nossa, que perfeição destas palavras Maite... Minha ex deveria ler essas palavras pra ver se ela cria um pouco de maturidade...

    Abração meu amigo...

    ResponderExcluir
  11. Espero que a humanidade alcance um estágio que não precise mais desses esconderijos! Que o jeito de ser de cada um possa ser, no mínimo, respeitado e que a humanidade evolua com isso, gere um mundo melhor! E digo mais, que todos que acreditam em si, tenham a coragem de se mostrar, encarar o mundo de frente, como ele é!
    Beijo, amigo.
    Jr.

    ResponderExcluir
  12. Fantástica palavras! Simples assim.


    Quando ouvia esta expressão "saindo do armario", me irritava profudamente da maneira que ela era colocada. Pq penso o seguinte; pra mim não existe essa de "opção" sexual, "opção" em qualquer coisa, existem situações pelas quais nos fazem bem, e ficamos com ela. Mais ou menos isso.

    Adorei amado.

    Bjos de luz!

    ResponderExcluir
  13. Oi Wander!

    O meu armário está com portas abertas para a vida, para o a amor, para o respeito e para mim mesmo.

    Grande Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Oi Wander! Se assim me permitir lhe chamar. Bonito texto, só acrescentaria que os "armários" podem ser muitos, seja qual for a janela para que se olha. Ser, é uma tarefa que exige muita coragem, muito mais fácil é seria se esconder. Não se pode deixar de sentir, de apresentar o que acontece por dentro. Esse é o grande desafio da vida, transpor todas as barreiras que podem impedir o ir mais leve. Sem bagagens nem pesos a mais, sem armários, seja ele qual for.
    Obrigado por expor questãoes que soam como verdadeiras inspirações.

    Do amigo.
    Um abraço.
    Helio

    ResponderExcluir
  15. Saí do armário sem sentir saudade, mesmo não o abrindo a todos. Não há nada melhor que a sensação de ser vc para com quem vc ama.
    Abraço

    ResponderExcluir
  16. Bonito... gostei! Devemos todos juntos ajudar a dar conhecimento uns aos outros. Parabens! Vesite os meus, procure que tem algumas poesias de minha autoria: www.congulolundo.blogspot.com
    www.queriaserselvagem.blogspot.com

    Um abraçãooo

    ResponderExcluir
  17. Wanderley,

    Penso que cadaum tem o seu próprio momento de "sair do seu armário"...uns nunca o fazem, outros se libertam e conseguem ter a sua vida sob o seu controle, sendo mais felizes e libertos em suas vidas...

    Sair do armário em suas diversas conotações é um termo que muitos ainda precisam aprender a fazer...eu geralmente estou fora do meu armário...rs

    Um grande beijo!

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  18. Sábias as definições, é só seguir o guia aqui expressado.
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Amigo Wanterly; gracias por tu visita y comentario.
    Estoy de acuerdo con las palabras de Maite Schneider; hay que dejar que la expresión, oral o escrita, sea la portavoz del corazón. Pues vivir en una carcel de papel, es como marir sin morir.
    Un abrazo amigo, que la libertad te haga feliz.
    Jecego

    ResponderExcluir
  20. Oi Wander!

    Texto perfeito!!

    "saia do armário" e deixe o mundo entrar."

    E VIVA à liberdade de cada um ser o que é!

    Beijos
    Lia♥

    Blog Reticências...

    ResponderExcluir
  21. Amigo Wanderley Elian Lima.
    Estoy de acuerdo con las palabras de Maite Schneider, en que sea la palabra la portavoz del corazón; dar libertad a los sentimientos para salir de esa carcel de papel en la que ha estado sumido ese cuerpo. Solo la palabra puede abrir la puerta de esa prisión.
    Libertad es la palabra más importante de la vida, sin confundila con libertinaje.
    Un abrazo amigo.
    Jecego

    ResponderExcluir
  22. السلام عليكم








    Peace be upon you
    We invite you to reform our campaign for the generation of liberation.
    (Campaign, campaign actions not just words)

    We hope you put the logo of the campaign in the Code

    And interaction with the campaign

    God and benefit us and you to Islam and Muslims
    http://forelaqsa20.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Wanderley,
    Texto belíssimo de percepção definida, cuidada e, delicada de Maite Schneider. Confesso que a expressão “Saindo do armário” era completamente devoluta para mim até este instante.

    Entendo que a homossexualidade é apenas um nome indicativo de orientação sexual mas o sentimento é igual a qualquer outro sentimento pulsando o lado esquerdo do peito. Independentemente da orientação sexual de cada um o amor deve ser sentindo e, vivido - sair do armário - por quem por ele foi abençoado.

    Aceitar o amor dissemelhante é semelhantemente uma forma de amar.

    Um lindo e, carinhoso final de dia para si Wanderley.

    Ana

    ResponderExcluir
  24. Ultimamente tem sido muito usado esse termo " sair do armário" , nao sei se gosto.Cheira-me a preconceito.
    Deveria ser assim : Eu sou o que sou e nao tenho que sair de nenhum lugar, apenas deixei de mentiras e enganaçoes.Deveria ser asssim .
    Pra viver a vida e ser feliz nao é preciso dar informações, apenas cada um viver do jeitinho que é e todos a sua volta o respeitariam.
    Nao me soa bem o termo , e nem gosto de programas humorísticos que brincam com sentimentos e torna os termos mais chulos do que já são. Brasileiro é assim , bate e sopra.
    desculpe acabei me alongando.
    muitos ,muitos abraços

    ResponderExcluir
  25. Que texto lindoooooo...é isso mesmo, temos que sair do armário, sem máscaras....eu já saí faz tempo!

    Meu carinho pra ti querido amigo.

    ResponderExcluir
  26. Prezado amigo, sair do armário é algo que já está descambando para banalidade.
    Só uma questão: Como escreveu o autor, armário existem de diversas cores. O que sinto, é que os hipócritas e fariseus de plantão, estão em todo os cantos policiando a vida de quem quer ser feliz.
    Se sair do armário significa optar por uma tendência, quem está dentro dele terá muitas vezes, quer arrombar a porta!
    Se não, jamais será feliz, pois a sociedade que pede para sair, é a mesma que apedreja.
    Um abraço, e obrigado por sua visita.

    ResponderExcluir
  27. Querido amigo Wanderley Elian, concordo plenamente com o texto. Devemos sempre viver de dentro para fora, desta forma seremos bem resolvidos afetiva e emocionalmente.

    forte abraço

    C@urosa

    ResponderExcluir
  28. Tardes de invernos
    parecem feitas de saudades
    Um sol avermelhado
    Quase frio...
    Um brilho distante,
    Um arrepio.
    Um canto
    Misterioso
    Quase sem assovio
    Onde os raios se perdem
    em nuvens azuis
    até no horizonte
    sumirem.

    (Sirlei L. Passolongo)

    Uma noite de amor e paz.......Beijos!!

    ResponderExcluir
  29. querido amigo,
    obrigada pelo seu carinho.
    seu texto é fantastico.
    eu ja sai do meu armario a muito tempo.
    sou o que sou por dentro e por fora.
    linda noite.
    bjos.

    ResponderExcluir
  30. Eis aí uma verdadeira lição do que seja a autenticidade. Inclusive, ser autêntico ainda é uma das maiores virtudes do ser humano.

    Belo texto amigo. Excelente escolha.

    Abraços e fique na paz de DEUS.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  31. Para sair do armário é preciso olhar para a vida de verdade, será que todos querem ou podem???
    É mais fácil se esconder, leva tempo para abrir a porta...do coração...paz.
    Lindo, beijo Lisette

    ResponderExcluir
  32. Sair do armário é = a assumir o que se é. É ser autêntico, genuíno. Qualidades que enobrecem a qualquer ser humano.
    Viva a liberdade!!!Viva!!!
    Beijos, Wanderley.

    ResponderExcluir
  33. Achei muito bom o texto. Interessante. (esse comentário não é akele clássico, onde o cara nem lê e fala que achou legal... rsrssr) Eu li!

    Sério. Gostei de ler. Geralmente quando leio um texto em um blog como o seu, tenho que pensar um pouko antes de entender a moral (tipo o post anterior...:P), hehe.

    Mas esse deu pra entender direitinho sem ter que fazer força.. rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
  34. Antes de sair do ármário tive que olhar pra mim de fato, me aceitar e não mentir mais e trair minha intuição. A ingenuidade me manteve aprisionada muitos anos e o medo de me expressar também. Hoje não faço tipo,falo o que penso,vou aonde quero,tive coragem de encontrar a paz e olhar meus conflitos e medos como são de verdade. Se estou triste estou, se alegre estou,se otimista estou e com raiva também, não finjo estar zen rs... Montão de bjs e abraços

    ResponderExcluir
  35. Ah sim! Não sei se vc percebeu, mas eu desenho tirinhas. A ultima foi postada a quase um mês atrás...

    E o meu último post foi uma ironia total, já que o traço não tem nada a ver com as minhas tirinahs originais..... Clica lá no marcador "Tirinhas" que vc vai entender.. ^^

    Mais um abraço! Até mais.

    ResponderExcluir
  36. Que belo texto! Preconceito é sinônimo de ignorância. E que cada um possa usufruir da sua vida com paz e felicidade!
    Bjs, meu querido!!!

    ResponderExcluir
  37. Meu querido amigo
    Um belo texto, muito profundo.
    A essência do ser, está na alma das pessoas, não em convenções de certo e errado...apenas no ser pessoa.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  38. OLá Wanderley,
    Que lindo isso...eu diria perfeito.
    Vou até colocar no Cantinho.
    Sabe, eu demorei a entender este conceitos básicos...e quando decidi "sair do meu armário" nem todos os que eu amo compreenderam.
    Hoje, eu sei não sei ainda o quero, mas sei o que não quero mais em minha vida!
    Bom final de semana.
    Um abraço e meu carinho
    Mari

    ResponderExcluir
  39. Sabe Wanderley, nãoo vejo este texto somente como o que tem a ver com a homossexualidade.
    Este texto descreve para mim, e como comentei anteriormente, a descoberta das nossas verdades, a descoberta de quem somos e do que realmente queremos pra nossa vida.
    Representa o processo de introspecção que fazemos quando precisamos mudar radicalmente as nossas vidas.
    Eu, quando "sai do meu armário" foi quando terminei o meu casamento, demorou muito para eu enxergar o quanto eu estava infeliz, vivcendo uma relação onde só eu amava, onde eu tinha anulado qualquer tipo de amor próprio...
    Foi difícil decidir, mas quando tive certeza de tudo o que eu não queria mais na minha vida...ai sim "sai do armário" e corri em busca da minha felicidade. Hoje, só espero um novo amor...não um príncipe, mas um homem que esteja disposto a somar e dividir comigo.
    "Sair do armário" às vezes é complicado, mas descobrir a nossa capacida de fazê-lo é maravilhoso!
    Obrigada pelo momento de reflexão!
    Beijos

    ResponderExcluir
  40. Oi Wanderley, assumir-se seja sobre qualquer coisa na vida para muitas pessoas é difícil. O armário pode ser um purgatório necessário as vezes, mas, nada legal consigo mesmo. Tomara que a verdade e a coragem assumam de vez as mentes e corações das pessoas. Bjs!

    ResponderExcluir
  41. Expressão massificada,pefeitamente resignificada!

    ResponderExcluir

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...