O futebol lamentavelmente, se tornou o ópio do povo. É a "política do pão e circo" para poder esconder os profundos problemas que a sociedade enfrenta, esquecendo por um momento os defeitos sociais e econômicos durante esse período.
A Copa do Mundo não deixa de ser um importante evento futebolístico, entretanto será que um país como o Brasil, com tantos problemas sociais, com tantos desníveis sócio-econômicos, com uma economia tão frágil, pode se dar o luxo de parar em dias em que há partidas da seleção brasileira? Será que nós brasileiros, que acompanhamos aos jogos da Copa, temos o direito de esquecer que existe pobreza no Brasil durante os jogos de futebol
O evento acompanhado por bilhões de pessoas em todo o mundo, consegue uma façanha que nenhuma propaganda de governo consegue fazer: o mascaramento dos problemas sociais e econômicos.
Infelizmente é isso o que ocorre a cada quatro anos. Parece que todos os problemas sociais acabam, a miséria, a segurança, a roubalheira política...etc. É por isso que o governo comemora, quem sabe, uma melhora nas pesquisas. Além disso, transformar dias de jogos da seleção em feriados é certo? Só falta isso acontecer. Tem também o recesso, concedido a políticos durante as partidas. No dia do primeiro jogo da seleção, a Câmara e o Senado não terão expediente e será interrompido por mais tempo. O próprio Presidente vai parar para acompanhar o evento. E nesses dias, os hospitais, as delegacias, os bancos, supermercados, farmácias, as conduções, as escolas. Tudo funciona precariamente. Do povo faminto, infelizmente, nada pode ser exigido, pois o Mundial é uma das poucas alegrias, apesar de falsa e momentânea.
A televisão, que é o mais importante meio informativo do país (ao menos é o mais visto), manipula as notícias ainda mais, causando um "efeito Copa", em que as pessoas priorizam os jogos de futebol. Pode surgir sim, alguma notícia sobre o quebra-quebra no Congresso Nacional, em Brasília , que logo é sufocada por alguma notícia da concentração da seleção brasileira.
O resultado da Seleção no Mundial pode influir nas pessoas. Se houver um resultado negativo, o país volta à realidade mais cedo. Se, pelo contrário, vencer até o final, o resultado pode ser prolongado por mais tempo. A situação é, no mínimo, irônica, o povo está com fome, mas ao menos está feliz. Não há problemas se as pessoas torcem para que o time jogue bem e para que ganhe. A felicidade reinará no território brasileiro, mas não pode substituir condições dignas de vida. A prioridade deve ser tais condições.
José Rodrigues Alves Bomfim
Wanderley Elian
Dunga eu nem sei quem é. Mas se o pão for o Mano Menezes e o circo for o Felipão... ah, me segura!!!! Delícias! :-)
ResponderExcluirAi Wanderley, não maltrata o meu conterraneo...rs... vestido de Branca de Neve?!?
ResponderExcluirVem, vamos lá no meu Blog denovo. Vc é o meu prof. de História favorito, não sabia ?
Vim convidar pra ver meu vídeo novo no Blog: SENTIMENTOS.
Homenagem á pintora mexicana Frida Kahlo, te espero.
http://sentimentos-jacque.blogspot.com/
Beijo
Gosto muito de futebol e a copa realmente não para só o nosso país, mas todos os outros que estão participando.
ResponderExcluirQuerido amigo, no Brasil para se parar e não fazer nada, não precisa motivo. E se tratando político brasileiro, PQP! Os caras não gostam de trabalhar.
Viva a vagabundagm.
O pior não é isso, meu querido. É que esta ideologia está enfiada na medula de quase toda gente e ninguém assume. É tudo culpa do *Governo* e de nenhum Ser Humano mais. Adorei, Wandereley. By the way, adoro futebol e sei dos seus efeitos alienantes. A coisa se chama *conscientização*. Falo assim porque nos conhecemos há bom tempo.
ResponderExcluirBeijos, amigo tão querido*****
És ao mesmo tempo o céu e o ninho.
Meu belo amigo, aqui no ninho,
o teu amor prende a alma
com mil cores,
cores e músicas.
Chega a manhã,
trazendo na mão a cesta de oiro,
com a grinalda da formosura,
para coroar a terra em silêncio!
Chega a noite pelas veredas não andadas
dos prados solitários,
já abandonados pelos rebanhos!
Traz, na sua bilha de oiro,
a fresca bebida da paz,
recolhida
no mar ocidental do descanso.
Mas onde o céu infinito se abre,
para que a alma possa voar,
reina a branca claridade imaculada.
Ali não há dia nem noite,
nem forma, nem cor,
nem sequer nunca, nunca,
uma palavra!
Rabindranath Tagore*****
Tenha um Dia Pleno.
Renata
Nós concordamos: O futebol é o ópio do povo!!
ResponderExcluirObrigado por visitar o país de florestas
Abraços, amigo! Fique em contato ..
BOM FIM DE SEMANA!
certissimo, só falta as religiões que já o grande filosofo Mark considerou que era o ópio do povo.
ResponderExcluirMas as sociedades continuam a consentir que as situações se mantenham e somos nós o povo que votamos nos partidos politicos, que vibramos com o futebol e somos os fieis das religões, por isso somos os culpados, mas como o ser humano não é perfeito teremos sempre um mundo imperfeito e injusto.
No meu tempo dizia-se que andava meuio mundo a enganar o outro meio mundo, agora já é o mundo todo a enganar-se a ele próprio,
um abraço e seja feliz mesmo neste mundo
Só posso endossar. Na verdade, sou contra qualquer tipo de alienação e novela também é um ópio do povo. Qualquer porcaria dá audência enorme. Sobre futebol especificamente, claro que gostei da ideia da copa no Brasil, mas o engraçado que para todos os problemas sociais que o texto cita, nunca há dinheiro. E para a copa ser feita no Brasil, o dinheiro aparece. Vão consertar estradas, melhorar o trânsito, reformar estádios particulares de clubes com dinheiro do governo,esconder os mendigos da rua em algum galpão. Aí vão dizer duas desculpas óbvias. 1) 'As obras serão para sempre'. Pode ser uma verdade. 2) A maioria do dinheiro é da iniciativa privada, são parcerias. Discordo. Ainda que todo o dinheiro fosse da iniciativa privada por que não fazem essas parcerias por causas sociais? por que não arrumam estradas constantemente? Por essas e outras não ajudo "CRIANÇA ESPERANÇA" e outras campanhas, porque as redes de tv ganham muito, pagam os artistas com o dinheiro doado, dão um milhão todo ano em realitys e na hora de ajudar, vem pedir doação ao povo? Fazer cortesia com chapéu do outro é muito fácil. Voltando ao futebol, ele sempre foi usado para acalmar ânimos. Em 70 já faziam isso. Um abração. Ótimo final de semana
ResponderExcluirWanderley querido amigo, infelizmente grande parte da população brasileira é fanática por futebol... não tenho nada contra, mas, a mim é estranho tanta paixão a ponto de "parar" o país, mesmo diante de tanto a ser resolvido. Enfim cada povo é como é...e tem o que merece.
ResponderExcluirBeijos
Valéria
Bom diaaaaaaaaaaaaaaaaa, um respiro para comemorar achegada da Copa do Mundo, rsrsr. Agora não há outro assunto onde quer que se vá. E eu nem curto futebol heim. Mas e ´daí, nesses dias, a televisão mascara a fome, as tragedias, e o melhor de tudo os bafões de Brasilia, e o povo sorri fingindo ser feliz de+++++++++da conta.
ResponderExcluirBeijo
Vou te ser bastante sincero meu amigo,,,já fui assim,,,mas o tempo me fez mudar,,,não consigo ver amor a camisa,,,,a patria,,,,a bandeira e muito menos a nação,,,vejo pensamentos de promoção,,,e que se dane o amor de um povo,,,hoje, eu torço pro nosso Cruzeiro, mas sem muito entusiasmo,,,graças ao Adilson Burrão Batista, e pra seleção brasieira vou te falar,,,,vejo o jogo,,,mas não mexe com minha emoção,,,se ganhar,,,otimo,,,se perder...otimo tambem,,,,abraços de otimos final de semana pra ti.
ResponderExcluirWanderley Amigo
ResponderExcluirMas aqui também é assim... Estamos a viver um tempo cheio de problemas do qual não há memória...não sei como é que Portugal vai sair desta crise...no entanto, Selecção é notícia de 1ª página... há pouco na televisão deu a chegada de Ronaldo... ao Centro de Estágio de helicóptero... e já meio mundo esperava a estrela...Por outro lado...eu entendo esta euforia...O pobre, quando não tem mais nada....fica feliz com o sol!!!
Beijo
Graça
Sim dá esperança e paz para todos...
ResponderExcluirBeijo Lisette.
Bom dia, amigo Wanderley.
ResponderExcluirAdorei!! Quando o assunto é futebol, a prioridade vai para o fim da fila.
Um grande abraço. Bom fim de semana.
e tem gente que ainda perde o precioso tempo se envolvendo, dando chilique, tendo crise estérica, ouvindo rádio, assistindo TV, etc etc etc ... ODEIO ... e não entendi muito o post ... meio conflituoso com as atitudes ... pronto falei ... e vou falar mais ...
ResponderExcluirPS1: Que se FODA a copa do mundo! Desejo profundamente que todos os envolvidos nesse evento profano, maniqueísta e conspiracional MORRAM! Que os aviões caiam no meio do oceano, que os hotéis implodam com vazamentos de gás, que legiões de rebeldes assassinem os jogadores em praça pública, incendeiem os estádios, e fatiem os organizadores lenta e torturosamente, dedo a dedo, e quando só sobrar o tronco, que sejam jogados nos estádios em chamas para torrar pelo resto de vida que lhes restarem! AHAHAHAHAHAHAHAHAHA! *cof cof*
*recompõe a pose*
PS2: Mas como é pouco provável que isso aconteça, que pelo menos o Brasil seja eliminado logo no começo da copa, para atrapalhar a vida do mínimo de pessoas possível...
PS3: Se alguém me chamar pra assitir algum jogo da copa vai levar porrada!
bjux de mau humor
brrrrrrrrrrrrr
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirESTE É ENTRE NÓS! EU FUI AO PAULO, VC JÁ DEVE SABER E ISSO NÃO É UMA AMEAÇA. UMA PERGUNTA: POR QUE VC NÃO PUBLICOU TODOS? ESTÁ FALTANDO O PRIMEIRO, EM QUE EU RECLAMEI, POR LIBERDADE DE EXPRESSÃO, QUE VC PUBLIQUESSE O PRIMEIRO. NO ENTANTO, O AMIGO, PUBLICOU O DA *AMEAÇA* E NÃO O DO DIREITO DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO. FAÇA A COISA CERTA, QUERIDO, COMO SEMPRE FEZ.*
ResponderExcluirSEMPRE GOSTEI DE VC POR ISSO.
BEIJOS
RENATA
oi passando para te desejar um bom e agradável fim de semana desculpa a minha ausência beijocas
ResponderExcluirTodos se confundem e todos carecem.
ResponderExcluirBeijos*****
I love you!
Be happy!
Rê
Pelo menos a copa eh de quatro em quatro anos.
ResponderExcluirE a religião? Essa ai eh diária.
Whatever!
Com alegria ou não, com o pão e o circo ou não, as coisas sempre continuarão as mesmas, até que o desejo de mudança contamine a todos. Oremos!
bjs
Wanderley
ResponderExcluirO futebol também faz parte da vida.
eu amo o futebol
Um beijo
O MUNDO
Lá fora com sol e calor
As crianças bricam no jardim
Desprendidas e alegres
Jogam à bola, fazem corridas...
Rasgam calças e a jogar...
Fazem os seus primeiros arranhões
Que vão para casa curar...
Com o beijo carinhoso dos pais...
E vão... crescendo e vão vendo
Que cada dia se magoam mais
E andando e sofrendo
Vão compreender que não são mais meninos...
E como era bom ser menino
E como era bom ser criança
Agora já adultos e com amargura
É que sentem o peso que a vida lhes deu...
Vida de homens egoístas
Que para tudo terem tentam sugar...
Mundo, que muitas vezes é cão
Mas que nós temos que saber mudar...
LILI LARANJO
Amigo,
ResponderExcluirInfelizmente (ou felizmente) futebol não é o meu forte... sempre me mantenho fora de discussões, pois sou a última pessoa do mundo para apontar o que quer que seja relacionado ao assunto!
Sobre a super importância que o esporte recebe por essas bandas, concordo que pode ser bem perigoso, principalmente porque uma Copa do Mundo mantém muita gente com as atenções paralizadas e isso abre precedentes para novos escândalos, impunidades e falcatruas... pelo menos eu estarei atento, e você?
Bom fim de semana!
Jr.
Grande verdade!!
ResponderExcluirFutebol, televisão, etc..., escondem os escândalos, a pobreza, a miséria, os descasos e tudo mais.
Passando pra desejar um feliz fim de semana, fica na paz, aquele abraço.
Querido e sensível amigo Wanderley Elian, apesar de ser profissional do ramo e ter vivido do futebol por anos, concordo plenamente com o magnífico texto. Não podemos usar o esporte para alienar e explorar um povo já tão sofrido, parabéns.
ResponderExcluirforte abraço
C@urosa
Grande texto, a copa do mundo é um escape para o povo esquecer dos seus direitos, até pq só querem saber dos jogos.
ResponderExcluirFalando nisto, o único jogo q me interessa é o do Internacional, e podes deixar iremos nos vingar por vocês e vencer do São Paulo.
bom fim d semana.
grande abraço
To passando...to passando... e deixando
ResponderExcluirBeijinhos e BOM FDS! M@ria
Oi Wanderley, genial a ilustração. Quanto ao texto, tanto o futebol como o Carnaval fazem parte da cultura brasileira.São as famosas paixões nacionais. Cabe ao povo(tão sofrido) não se deixar levar só pelas festas e também não fechar os olhos aos nossos problemas.
ResponderExcluirBrasillllll!!!! [rs]
Beijossss
Olá amigo, aqui em Portugal também é assim. Eles ganham o dinheiro e o Zé povinho faz a festa, ás vezes sem um tostão para comer. Beijos amigo
ResponderExcluirEm ano de eleição, nada melhor que pão e circo.
ResponderExcluirParece que o povo esquece as mazelas e tudo fica verde e amarelo. Parabéns pelo texto.
Beijos e um otimo fim de semana.
yo le apuesto a Brasil, es siempre mi favorito.
ResponderExcluirun abrazo
Em 1991, com a visita do papa João Paulo II, foi construido em Natal o Papódromo, onde se gastou uma fortuna. Depois da visita, o dito cujo ficou abandonado, servindo apenas para atividades escusas e, depois de muitas pressões da igreja, passou a servir para as celebrações das missas de fim de ano. Hoje, o mesmo está ameaçado de demolição juntamente com o Estádio Machadão, o Ginásio Machadinho, o Kartódromo e o Centro Administrativo do Estado, em função da construção da nova praça de esportes para os jogos da Copa do Mundo. Enquanto isso, o povo que se "LASQUE".
ResponderExcluirAbraços e que DEUS tenha piedade de "NÓS".
Furtado.
Eu já nem sei mais o que sinto em relação ao futebol, a copa do mundo, aos jogadores, ao Dunga e tudo o mais.
ResponderExcluirPenso que tem tanta coisa mais importante e o povo fica tudo meio "bestado" nessa época, esquece de muita coisa mais importante que precisa relamente ser lembrada...affff.
Beijos e uma linda noite meu querido.
É poeta, infelizmente aqui no Brasil é doloroso ver que o circo, continua o tempo todo independente de ser um estpetáculo futebolístico ou não...
ResponderExcluirUm abraço, até breve.
Concordo com o Guará: aqui tudo é festa! E os problemas continuam, mas ninguém reage!
ResponderExcluirBjkas, amigo!
Bom fim de semana!
ResponderExcluirbjus
Wanderley,
ResponderExcluirSim, o mesmo eu diria do Carnaval...mas, penso que por alguns dias muitos deixam de lado a rotina, as ruas se enfeitam, as pessoas se unem numa corrente de patriotismo...essa grande ilusão tem mesmo o objetivo de tentar esconder um pouco os problemas...mas quando fecham-se as cortinas, o grito de Gol se apaga, e todos voltam a realidade...
...é uma festa mundial bacana, eu gosto mesmo assim...
Um beijo e tenha um ótimo final de semana amigo!!
Reggina Moon
ola menino vim conhecer vc e teu blog!
ResponderExcluirposso voltar?bjs e um bom fim de semana!!
E sabe o que é pior, a copa é na Africa, continente mais pobre do mundo... A pobreza lá é rotina, a fome é alimento, e cadê que fazem alguma coisa... Sabe nessas horas queria ser aqueles sheiks arabes pra ajudar essas pessoas que passam fome...
ResponderExcluirAbração...
Oi Wanderley,
ResponderExcluirDurante a copa do mundo o Brasil parece virar uma ilha da fantasia. Eu gosto de futebol,mas também penso que a cobertura esportiva brasileira varie de sofrível a canastrona, rídicula, vide Rede Globo. Em nosso país seria melhor a utilização social do futebol e não política ou meramente comercial como a CBF transformou a seleção canarinho. Depois ainda temos que ouvir o Dunga (pra mim BUNDA)com um discurso desgastado, anacrônio, tipo seleção "ame-a ou deixe-a", coisa de quem não conhece minimamente a história deste país. E tome ouvir dele (Dunga) e do Jorginho que para todo mundo, imprensa, torcida, país, a vitória da seleção na copa do mundo só fará bem, etc e tal. A vida de ninguém irá mudar se a seleção - com um esquema tático longe de encher os olhos de quem gosta do futebol arte - vencer ou perde a copa. A não ser a deles e a do Ricardo Teixeira que comanda a CBF a quase trinta anos sabe Deus como.
Sugiro a quem goste de futebol com criticidade que acompanhe a copa pela ESPN. Lá os jornalista apenas informam, não torcem.
Um grande abraço e bom final de semana.
Pois é Wanderley, o Futebol não tem culpa de ser usado para fins politiqueiros! O esporte futebol é saudável e legal em todas as suas faces, no entanto, é usurpado do seu real objetivo para fins politiqueiros. É pena que ele não tenha independencia suficiente em relação as sociedades que o utilizam com este fim. Bjs!
ResponderExcluirO amor verdadeiro tem perfume,
ResponderExcluiruma doce essência no querer amar.
"E só extrai esta essência,
o sábio que sabe vive-lo.
Porque o verdadeiro amor,
por si só é a própria essência."
Joe Luigi
Uma semana de amor & Paz...M@ria