sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pequeno manual de economia política



FEUDALISMO
Você tem duas vacas e seu vizinho uma. Cada um cuida do que é seu e o governo (Senhor Feudal) fica com 10 % do leite. O restante é consumido pelas famílias dos produtores ou vendido na feira ao preço estabelecido pelo costume.
MERCANTILISMO
Você rouba a vaca do vizinho, reduzindo-o à miséria; compra-o como escravo para cuidar das três; dando-lhe em compensação o leite necessário ao seu sustento. O governo (Rei Absoluto) estabelece um monopólio, aumenta o preço e leva 20 %.
CAPITALISMO (ou LIBERALISMO, ou NEO-LIBERALISMO)
Você compra a vaca de seu vizinho a preço vil, durante uma crise econômica, reduzindo-o à miséria; contrata-o como empregado para cuidar do rebanho, pagando-lhe salário mínimo, suficiente apenas para que ele compre o leite necessário para não morrer de fome. Você estabelece um cartel com outros proprietários, forçando a alta dos preços e ficando o governo (Presidente) com 30 %.
SOCIALISMO
O governo (Vanguarda do Proletariado) expropria as três vacas, nomeando seu vizinho comissário do órgão estatal encarregado da produção de leite. Duas vacas morrem de fome. A metade da produção da remanescente é jogada no rio, sendo o restante racionado. O leite é fornecido a seu vizinho, membro do partido, a preços subsidiados e em lojas especiais, e para você, quando há, em filas quilométricas e mediante ágio de 200 %, razão pela qual você morre de fome.
COMUNISMO
O governo (Guia Genial dos Povos) confisca as três vacas, fuzilando você como contra-revolucionário e mandando seu vizinho para um campo de reeducação marxista, onde ele morre de fome. O leite, considerado um luxo burguês, é jogado no rio, fazendo-se com as vacas um churrasco para os membros do partido. Quando a carne acaba, o partido restabelece o Capitalismo (vide supra), pois afinal comunista também come, e dinheiro não é tão mau assim, no nosso bolso.
NAZISMO
Você é morto na guerra, seu vizinho num campo de concentração e as vacas na câmara de gás. O governo (Führer) e membros do partido (Oberstürmerstandartdergauleiterabwehrss) suicidam-se num ritual viking. Depois vêm os americanos e fazem um filme, comprovando a superioridade do Capitalismo.


Victor Peregrino

Wanderley Elian

14 comentários:

  1. Resumindo amigo Wanderley:
    DE QUALQUER MANEIRA ESTAMOS FODIDOS EM VERDE E AMARELO!!!
    Viva!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Despertei e vi que tinha post seu. Amei!!!! Deixo beijos, querido, eu te adoro!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Poeta!

    Na verdade estamos protegidos desta forma,
    "O PÁTRIA AMADA, MADRASTA VIL" qual mãe trataria seu filho desta forma...

    Beijos e tenha um excelente final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Sensibilidade tua and irreverencias ,te torna esmerado escriba!

    te abraço!

    V iva La Vida

    ResponderExcluir
  5. Querido Wanderley:

    Sempre inteligente e fazendo as pessoas saírem do comodismo hein. Parabéns querido, realmente vivemos num mundo cão e infelizmente falta vaca pra todo mundo. Beijão e lindo fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Daqui a pouco, estamos é sendo comidos ( no bom sentido kkkk... )
    Nem esses termos mais são usados, no final estamos é fudidos mesmo kkkk!!!!

    Beijao!

    ResponderExcluir
  7. E esse é o nosso "amado" Brasil.

    Ótima postagem.

    Beijos meu querido.
    Lindo final de tarde pra você.

    ResponderExcluir
  8. Adorei...genial viu.


    te desejo um ótimo final de semana.


    abraços



    Hugo

    ResponderExcluir
  9. adorei o vocabulário wanderley, e dos cartoons também, beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  10. Anarquismo, uma forma de se viver na comodiade de tudo poder. Não se excluem os princípios políticos, sociais e culturais e se temta baseado garamtidos, não se sabe poo qual esteio, tão gigantesco e igualmente sacana. Um ponto de vista vago e crepuscular que busca o fim de qualquer forma de autoridade e dominação política, econômica, social e religiosa. O mundo no seu começo, os primeiros partos. Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade total, porém responsável. E isto é possível, diante do vício adentrado e perpetuado pelas práticas dos homens desde o começo do caos?

    Os anarquista não reconhecem a existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade. Defendem também o fim do sistema capitalista, da propriedade privada e do Estado.

    Os anarquistas defendem uma sociedade baseada na liberdade dos indivíduos, solidariedade (apoio mútuo), coexistência harmoniosa, propriedade coletiva, autodisciplina, responsabilidade (individual e coletiva) e forma de governo baseada na autogestão.
    Mas como amoldar os homens de hoje a este tipo de sistem?

    O movimento anarquista surgiu na metade do século XIX. Podemos dizer que um dos principais idealizadores do anarquismo foi o teórico Pierre-Joseph Proudhon, que escreveu a obra "Que é a propriedade?" (1840).

    Um beijo na pele do teu coração
    NAENO ROCHA

    ResponderExcluir
  11. Passei para ver o que belo alguém estava fazendo neste mundo. Sabia que por aqui eu costumava ver isso.
    Cheios o meu coração, repletos os meus olhos, te saúdo, minha amiga do coração.

    Um beijo na pele do teu coração

    NAENO ROCHA

    ResponderExcluir
  12. Bela lição sobre os sistemas de governo. Todos são maravilhosos e nenhum vale a bosta da mosca que pousou na merda do cavalo do bandido.

    Perdoe-me por somente agora está te visitando, é que minha máquina teve problema de saúde, e tive que levá-la ao médico.

    Abraços e belo final de semana.

    Furtado.

    ResponderExcluir
  13. Oi Wanderley, tudo bem?
    A política está cada vez mais enrolada, é tanta corrupção que vemos que ficamos sem saber o que falar, chegamos a quase perder as esperanças.
    Então, acho q é uma das melhores coisas da vida, é uma boa leitura, é ótimo, adoorooo, rsrs

    Bjo
    :)

    ResponderExcluir

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...