quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quarta-Feira de Cinzas


A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ocorre quarenta dias ante da Páscoa sem contar os domingos (que são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-Feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa, podendo variar , do começo de fevereiro até a segunda quinzena de março.
Alguns cristãos tratam a Quarta-Feira de Cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que normalmente fica na testa até o pôr do sol, antes de lavá-la.
Esse simbolismo relembra antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus. No catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.

Futuras datas da Quarta-Feira de Cinzas:
2010 – 17 de fevereiro 2011 – 09 de março
2012 – 22 de fevereiro 2013 – 13 de fevereiro
2014 – 05 de março 2015 - 18 de fevereiro

Fonte: Wikipédia



Nenhum comentário:

Postar um comentário

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...