segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Carnaval - História e etimologia


A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum - Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia deste período de privações. A palavra “carnaval” está, desse modo, relacionada com a idéia de “afastamento” dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale”, que acabou originando o termo “carnaval”.
Em geral, este tempo de festas e prazeres tem a duração de três dias, aqueles que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados de “gordos”, em especial a terça-feira (Mardi Grãs), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo Mardi Grãs é sinônimo de Carnaval.

Cálculo do dia de Carnaval.

Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte)ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Fonte: Wikipédia




wel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...