
sábado, 28 de fevereiro de 2009
Ritual do Amor Civilizado

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Amanhecer

Quero nascer de novo em cada dia que nasce.
Quero ser outra vez novo, puro, cristalino.
Quero lavar-me, cada manhã, do homem velho, da poeira velha, das palavras gastas, dos gestos rituais.
Quero reviver a primeira manhã da criação, o primeiro abrir dos olhos para a vida.
Quero que cada manhã, a alma desabroche do sono como a rosa do botão, e surja, como a aurora do oceano, ao sorriso dos teus lábios, ao gesto de tua mão.
Quero me engrinaldar para a festa renovada com que cada dia nos convidas e desdobrar as asas como a águia em demanda do sol.
Quero crer, a cada nova aurora, que esta é a definitiva, a do encontro com a felicidade, a da permanência assegurada, a de teu sim definitivo.
Chico Xavier
Wel
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
A incapacidade de ser verdadeiro

Paulo tinha a fama de ser mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões-da-independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar jutebol durante quinze dias.
Quando o menimo voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame,o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
- Não há nada a fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
Reflexão:
"Ninguém comete erro maior do que não fazer
nada porque só pode fazer um pouco"
Edmund Burk
Wel
quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009
Quarta-Feira de Cinzas

A Quarta-Feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão ocidental. As cinzas que os cristãos católicos recebem neste dia é um símbolo para reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Ocorre quarenta dias ante da Páscoa sem contar os domingos (que são incluídos na Quaresma); ela ocorre quarenta e seis dias antes da Sexta-Feira Santa contando os domingos. Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa, podendo variar , do começo de fevereiro até a segunda quinzena de março.
Alguns cristãos tratam a Quarta-Feira de Cinzas como um dia para se lembrar a mortalidade da própria mortalidade. O padre marca a testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que normalmente fica na testa até o pôr do sol, antes de lavá-la.
Esse simbolismo relembra antiga tradição do Oriente Médio de jogar cinzas sobre a cabeça como símbolo de arrependimento perante a Deus. No catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência.
Futuras datas da Quarta-Feira de Cinzas:
2010 – 17 de fevereiro 2011 – 09 de março
2012 – 22 de fevereiro 2013 – 13 de fevereiro
2014 – 05 de março 2015 - 18 de fevereiro
Fonte: Wikipédia
domingo, 22 de fevereiro de 2009
Palhaço
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Enterro e flores

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009
Desencontro
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009
Soneto XLIV

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Perversidade

Alguém me disse, com a voz embargada, que agora sim,
estava convencido da existência de Deus, porque os tra-
balhos psicografados de Humberto de Campos eram evi-
dentemente dele mesmo.
- Mas isto não prova a existência de Deus... Prova a exis-
tência de Humberto de Campos.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2009
Carnaval II

O Confete aparece pela primeira vez no carnaval de Roma sobre a forma de “confetti”, ou “confeitos” de açúcar que as pessoas jogavam umas nas outras durante o corso nas ruas da cidade.
O confete de papel (geralmente branco, dourado e prateado) é noticiado pela primeira vez no carnaval de Paris, em 1892.
Um fato curioso: em razão do adiantamento do carnaval carioca daquele ano para o mês de junho, a folia da cidade pode utilizar no mesmo ano em que fora lançada na Europa.
Batalha de confete
As Batalhas de Confete, ou Batalha de Flores, eram os nomes dados , no início do século XX, às promenades características do carnaval da elite carioca desde meados do século XX.
A necessidade de se possuir uma carruagem, ou mais um automóvel, fazia com que essa diversão fosse uma exclusividade das classes mais abastadas (...)
Serpentina
Não se sabe o certo a origem da serpentina. As primeiras notícias sobre o uso desse artefato carnavalesco, vêm de Paris e informaram que ela começou a ser usada em 1893, um ano depois do confete.
Alguns relatos dizem que a idéia surgiu quando um industrial percebeu a brincadeira que algumas telegrafistas francesas, faziam ao final do expediente, lançando umas sobre as outras as fitas de papel azulado dos telégrafos da época.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009
Carnaval - História e etimologia

A festa carnavalesca surge a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum - Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia deste período de privações. A palavra “carnaval” está, desse modo, relacionada com a idéia de “afastamento” dos prazeres da carne marcado pela expressão “carne vale”, que acabou originando o termo “carnaval”.
Em geral, este tempo de festas e prazeres tem a duração de três dias, aqueles que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados de “gordos”, em especial a terça-feira (Mardi Grãs), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo Mardi Grãs é sinônimo de Carnaval.
Cálculo do dia de Carnaval.
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com exceção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte)ou do equinócio do outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.
Fonte: Wikipédia
wel
domingo, 15 de fevereiro de 2009
Horas

sábado, 14 de fevereiro de 2009
Epigrama

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Diálogo Final

- Você disse tão pouco.
- Disse o que tinha pra dizer.
- Sempre se pode dizer mais alguma coisa.
- Que coisa?
- Sei lá. Alguma coisa.
- Você queria que eu repetisse?
- Não. Queria outra coisa.
- Que coisa é outra coisa?
- Não sei. Você devia saber.
- Por que eu devia saber o que você não sabe?
- Qualquer pessoa sabe mais alguma coisa que outro não sabe.
- Eu só sei o que eu sei.
- Então não vai mesmo me dizer mais nada?
- Mais nada.
- Se você quisessse...
- Quisessse o quê?
- Dizer o que você não tem para me dizer. Dizer o que não sabe, o que eu queria ouvir de você. Em amor é o que há de mais importante: o que a gente não sabe.
- Mas tudo acabou entre nós.
- Pois isso é o mais importante de tudo: o que acabou. Você não me diz mais nada sobre o que acabou? Seria uma forma de continuarmos.
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009
Este é um blog maneiro

Ganhei esse selo do blog enfim é o que tem pra hoje...
http://paulobraccini-filosofo.blogspot.com
Fico grato pela gentileza do amigo Paulo Roberto que conferiu este selo a este blog.
Regras:
1 - Exiba a imagem do selo “Olha Que Blog Maneiro” que vc acabou de ganhar!
2 - Poste o link do blog que te indicou.(muito importante!)
3 - Indique 10 blogs de sua preferência.
4 - Avise seus indicados.
5 - Publique as regras.
6 - Confira se os blogs indicados repassaram o selo e as regras.
7 - Envie sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaquemaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação.
Caso os blogs tenham repassado o selo e as regras corretamente, dentro de alguns dias você receberá 1 caricatura em P&B.
Indicados:
http://leonor_cordeiro.blog.uol.com.br/
http://www.aventurasmusicaisdemisterteles.blogspot.com/
http://nectar-da-flor.blogspot.com/
http://www.thiagohenrick.blogspot.com/
http://www.pessoa.art.br/index.php
http://ograpiuna.blogspot.com/
http://sagitario1.blogspot.com/
http://doidademarluquices.blogspot.com/
http://maquinadeletras.blogspot.com/
http://marthacorreaonline.blogspot.com/
wel
Janelas

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
Um Triz
terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
Velha História

Era uma vez um homem que estava pescando, Maria. Até que apanhou um peixinho! Mas o peixinho era tão pequenininho e inocente, e tinha um azulado tão indescritível nas escamas, que o homem ficou com pena. E retirou cuidadosamente o anzol e pincelou com iodo a garganta do coitadinho. Depois guardou-o no bolso traseiro das calças, para que o animalzinho sarasse no quente. E desde então ficaram inseparáveis. Aonde o homem ia, o peixinho o acompanhava, a trote, que nem um cachorrinho. Pelas calçadas. Pelos elevadores. Pelos cafés. Como era tocante vê-los no “17” – o homem, grave, de preto, com uma das mãos segurando a xícara de fumegante moca, com a outra lendo o jornal, com a outra fumando, com a outra cuidando o peixinho, enquanto este, silencioso e levemente melancólico, tomava laranjada por um canudinho especial...
Ora, um dia o homem e o peixinho passeavam à margem do rio onde o segundo dos dois fora pescado. E eis que os olhos do primeiro se encheram de lágrimas. E disse o homem ao peixinho:
“Não, não me assiste o direito de te guardar comigo. Por que roubar-te por mais tempo ao carinho do teu pai, da tua mãe, dos teus irmãozinhos, da tua tia solteira ? Não, não e não! Volta para o seio da sua família. E viva eu cá na terra sempre triste...”
Dito isto, verteu copioso pranto e, desviando o rosto, atirou o peixinho n’água. E a água fez um redemoinho, que foi depois serenando, serenando...até que o peixinho morreu afogado.
Mario Quintana
Wel
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009
Quando Júpiter encontrou Saturno

-[...] Quando a note chegar cedo e a neve cobrir as ruas, ficarei o dia inteiro na cama pensando em dormir com você.
- Quando estiver muito quente, me dará uma moleza de balançar devagarinho na rede pensando em dormir com você.
- Vou te escrever carta e não mandar.
- Vou tentar recompor teu rosto sem conseguir.
- Vou ver Júpiter e me lembrar de você.
- Vou ver saturno e me lembrar de você.
- Mesmo quando não estiverem mais juntos.
- Daqui a vinte anos voltarão a se encontrar.
- O tempo não existe.
- O tempo existe e devora.
- Vou procurar teu cheiro no corpo de outra mulher. Sem encontrar, porque terei esquecido. Alfazema ?
- Alecrim. Quando eu olhar a noite enorme do Equador, pensarei se tudo isso foi um encontro ou uma despedida.
- E que uma palavra ou um gesto, seu ou meu, seria suficiente para modificar nossos roteiros.[...]
Caio Fernando Abreu
Wel
domingo, 8 de fevereiro de 2009
sábado, 7 de fevereiro de 2009
Arte do chá
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Arte de Amar

Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma,
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação,
Não noutra alma.
Só em Deus ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.
Manuel Bandeira
Wel
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
Rotina
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Medo

Provisóriamente não cantaremos o amor, que se refugiou no mais baixo dos subterrâneos.
Cantaremos o medo, que esteriliza os abraços.
Não cataremos o ódio, porque esse não existe.
Existe apenas o medo, nosso pai e nosso companheiro, o medo grande dos sertões, dos mares, dos desertos, o medo dos soldados, o medo das mães, o medo das Igrejas.
Cantaremos o medo dos ditadores, o medo dos democratas, cantaremos o medo da morte e o medo do depois da morte, depois morreremos de medo.
terça-feira, 3 de fevereiro de 2009
Subversão

Benditos sejam os que não se submetem às imposições da cultura dominante.
Benditos sejam os que, sem medirem conseqüências,
São esses, que despertam e fazem com que os homens
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Desilusão

Alegria

Sendo este um jornal por excelência, e por excelência dos precisa-se e oferece-se, vou pôr um anúncio em negrito: precisa-se de alguém homem ou mulher que ajude uma pessoa a ficar contente porque esta está tão contente que não pode ficar sozinha com a alegria, e precisa reparti-la. Paga-se extraordinariamente bem: minuto por minuto paga-se com a própria alegria. É urgente pois a alegria dessa pessoa é fugaz como estrelas cadentes, que até parece que só se as viu depois que tombaram; precisa-se urgente antes da noite cair porque a noite é muito perigosa e nenhuma ajuda é possível e fica tarde demais. Essa pessoa que atenda ao anúncio só tem folga depois que passa o horror do domingo que fere. Não faz mal que venha uma pessoa triste porque a alegria que se dá é tão grande que se tem que a repartir antes que se transforme
Clarice Lispector
Wel
v
domingo, 1 de fevereiro de 2009
As razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.
Amor é dado de graça,
é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.
Eu te amo porque não amo
bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.
Amor é primo da morte,
e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.