segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Saudade




Trancar o dedo numa porta dói. Bater com o queixo no chão dói. Torcer o tornozelo dói. Um tapa, um soco, um pontapé, doem. Dói bater a cabeça na quina da mesa, dói morder a língua, dói cólica, cárie e pedra no rim. Mas o que mais dói é a saudade. Saudade de um irmão que mora longe. Saudade de uma cachoeira da infância. Saudade do gosto de uma fruta que não se encontra mais. Saudade do pai que morreu, do amigo imaginário que nunca existiu. Saudade de uma cidade.
Saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa. Doem essas saudades todas. Mas a saudade mais dolorida é a saudade de quem se ama. Saudade da pele, do cheiro, dos beijos. Saudade da presença, e até da ausência consentida
Você podia ficar na sala e ele no quarto, sem se verem, mas sabiam-se lá. Você podia ir para o dentista e ele para a faculdade, mas sabiam-se onde. Você podia ficar o dia sem vê-la, ela o dia sem vê-lo, mas sabiam-se amanhã. Contudo, quando o amor de um acaba, ou torna-se menor, ao outro sobra uma saudade que ninguém sabe como deter.
Saudade é basicamente não saber. Não saber mais se ela continua fungando num ambiente mais frio. Não saber se ele continua sem fazer a barba por causa daquela alergia. Não saber se ela ainda usa aquela saia. Não saber se ele foi na consulta com o dermatologista como prometeu. Não saber se ela tem comido bem por causa daquela mania de estar sempre ocupada, se ele tem assistido as aulas de inglês, se aprendeu a entrar na Internet e encontrar a página do Diário Oficial, se ela aprendeu a estacionar entre dois carros, se ele continua preferindo Malzebier, se ela continua preferindo suco, se ele continua sorrindo com aqueles olhinhos apertados, se ela continua dançando daquele jeitinho enlouquecedor, se ele continua cantando tão bem, se ela continua detestando o McDonald's, se ele continua amando, se ela continua a chorar até nas comédias.
Saudade é não saber mesmo! Não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos, não saber como encontrar tarefas que lhe cessem o pensamento, não saber como frear as lágrimas diante de uma música, não saber como vencer a dor de um silêncio que nada preenche. Saudade é não querer saber se ela está com outro, e ao mesmo tempo querer. É não saber se ele está feliz, e ao mesmo tempo perguntar a todos os amigos por isso... É não querer saber se ele está mais magro, se ela está mais bela. Saudade é nunca mais saber de quem se ama, e ainda assim doer. Saudade é isso que senti enquanto estive escrevendo o que você, provavelmente, está sentindo agora depois que acabou de ler...”



Martha Medeiros

Wanderley Elian


16 comentários:

  1. Saudade é não saber mesmo! Não saber se voltará a ver a terra´o berço onde se nasceu...não saber se voltará a ver o amor da sua vida...
    Ai, saudade, é não saber mesmo!
    Um beijo e uma boa semana.
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Acabou me aguçando várias saudades. Saudade é tudo isso mesmo. Um abraço e ótima semana

    ResponderExcluir
  3. Wanderley,


    (...)Saudade do pai que morreu(...)

    Adoro esse texto de Martha, no momento, as saudades que estou tendo é de uma dor tão intensa que sinto que metade de mim já se foi, junto com o meu pai que perdi em Março passado...

    e assim vamos levando,

    Bela postagem amigo!Boa semana!

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  4. É caro amigo, a Martha descreveu muito bem o que é este sentimento de distância de dois corações.
    Abs e boa semana.

    ResponderExcluir
  5. Com toda certeza saudade tambem dói....e muito...abraços amigo e uma semana de poesia e paz.

    ResponderExcluir
  6. E saudade tambem dói e doi muito....abraços amigo e uma bela semana pra ti...

    p.s. já tinha comentado, mas acho que não deu, se ficar com 2, me perdoa...rs...abraços.

    ResponderExcluir
  7. "saudade da gente mesmo, que o tempo não perdoa"...

    As vezes sinto esse tipo de saudade também - que é a que mais dói -... que não tem explicação, que só faz sentido pra quem sente!

    Adorei o texto!
    Apolinário Jr.

    ResponderExcluir
  8. Wanderley,

    Tem selinho para retirar em meu Blog, na postagem de 23/10.

    Um grande beijo!

    Reggina Moon

    ResponderExcluir
  9. Saudade, lindo texto...sabe que é o que mais tenho sentido últimamente meu amigo?....saudades...

    Tenha uma boa segunda Wanderley.

    E.T. Tem um presente pra você lá no rabiscos, fique a vontade em aceitar ou não, mas saiba que é de coração, tá?

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Wanderley!

    Olha, penso que a dor é necessária. Através dela é que sabemos que algo não vai bem. Mas de todas as dores, acho a que é provocada pela saudade não é uma dor útil, é boa. Porque a gente só sente saudade do que foi bom, do que deixou marcas eternas.

    Já conhecia esse texto e acho magnífico. Bem escolhido, adorei!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  11. Tenho saudades de tanta coisa também, já chorei. bj

    ResponderExcluir
  12. Saudade ém sentimento que só sabe como é aquele que já sentiu. Dói...

    baijos.

    ResponderExcluir
  13. Nossa!! vc realmente me tocou, tenho vivido essa saudade doida, essa dor que vc sente no corpo em partes que nem sabia que existiam, esse nó na garganta que vc tenta conter pra não ter que chorar perto das pessoa, e parece que a cada dia que passa ela aumenta, e vc fica tentando entender pq as coisas são assim, pq o amor em um acabou e no outro ainda vive, e vive mais intensamente.
    As vezes chego a pensar que perder alguém que se ama em vida é pior que perder pra morte sabe pq? Pq na morte vc tem certeza que ela se foi e que nunca mais vai vê-la e, em vida vc sabe que ela pode aparecer em qualquer lugar só não vai mais ser sua....sei lá acho as vezes loucura, mais só sei dizer que dói muito..

    Obrigada por visitar meu pequeno espaço.
    Um Abraço!!!

    ResponderExcluir
  14. Wanderley

    saudade è mesmo isso e muito mais.
    Deixo um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  15. Saudade...
    Verso d'outrora
    Guardado na memória
    Do coração!!!

    Obrigado pela linda leitura!!!

    Paz e bem, meu Amigo...
    Terça de céu para ti!!!
    Iza

    ResponderExcluir

passou por aqui . deixe sua impressão . obrigado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...